Moradores denunciam envenenamento com chumbinho na Vila Esperança; crimes podem gerar pena de até 1 ano de detenção
Uma grave denúncia chegou ao SOS Vira-lata por moradores do bairro Vila Esperança, em Guaratuba, relataram para membros da Ong, casos de envenenamento de animais com chumbinho. Segundo informações, a substância foi jogada no quintal de uma residência, colocando em risco a vida de animais de estimação e da vizinhança.
O crime é considerado bárbaro e cruel, e moradores estão sendo orientados a denunciar tanto quem pratica esse tipo de ato quanto quem comercializa a substância proibida. A vítima já foi instruída a registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) e outras denúncias cabíveis.
No Brasil, maus-tratos a animais estão previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Quem provoca a morte de um animal doméstico, silvestre, nativo ou exótico por envenenamento pode responder por pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, podendo ser aumentada em casos de crueldade ou reincidência.
As autoridades alertam para a importância de se manter vigilância e reportar imediatamente qualquer suspeita de envenenamento, a fim de proteger os animais e responsabilizar os envolvidos.