Secretarias municipais, Câmara de Vereadores e entidades locais promoveram um encontro especial de conscientização e autocuidado
Na tarde desta terça-feira (28), mulheres de Morretes participaram do encerramento da programação do Outubro Rosa. Após um mês de ações voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde feminina, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria da Saúde e a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores promoveram um encontro especial para marcar o fim das atividades da campanha no município.
O evento também contou com o apoio do Conselho Municipal da Mulher e do grupo Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – Estrela de Morretes. Durante a tarde, as participantes receberam cuidados especiais de profissionais da área da beleza que se voluntariaram para oferecer atendimento gratuito às mulheres presentes.
Outubro é um mês marcado por um importante chamado à conscientização e valorização da vida. O Movimento Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e do colo do útero, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher.
Sensível a essa causa, Morretes soma esforços para fortalecer a conscientização e apoiar políticas públicas voltadas à saúde feminina. “Trabalhar em rede é fundamental para que as mulheres se sintam acolhidas e amparadas em todas as áreas. Esse é o propósito do nosso trabalho”, destacou a procuradora da mulher na Câmara de Vereadores, Silvia Stopassol.
O presidente da Câmara de Vereadores, João Vitor Peluso da Silva, e demais vereadores também participaram da solenidade, reforçando o compromisso do Legislativo com as causas femininas. Presente no evento, a Professora Patricia Takassaki, vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara de Veradores de Antonina.
A secretária de Assistência Social, Maria Cristina Moraes da Costa Pinto, ressaltou a importância da união entre as instituições municipais. “Durante todo o mês realizamos diversas ações com o apoio das secretarias e dos grupos de mulheres de Morretes. Esse encerramento representa o resultado de um trabalho conjunto em prol da saúde e do bem-estar de todas”, afirmou.
Mais do que um gesto simbólico, o Outubro Rosa representa uma oportunidade de lembrar que a prevenção salva vidas. A realização da mamografia, o acompanhamento médico regular e o autoconhecimento do corpo são atitudes fundamentais para detectar precocemente o câncer de mama — o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, mas que, quando identificado a tempo, tem altas chances de cura.













