Entre as cidades, no Litoral: Guaratuba, Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná; comunidade escolar participará da decisão nos dias 17 e 18 de novembro
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (3) a lista das 50 escolas estaduais que passarão por consulta pública para possível adesão ao modelo cívico-militar a partir do ano letivo de 2026.
O processo será realizado nos dias 17 e 18 de novembro e contará com a participação de pais e responsáveis, alunos e professores, que decidirão pela adesão ou não ao novo formato de gestão escolar.
As unidades estão distribuídas em 34 municípios paranaenses, incluindo Curitiba, Guarapuava, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, além das cidades do Litoral: Guaratuba, Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná. Juntas, elas atendem mais de 21 mil alunos e foram selecionadas com base em critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria. Até o momento as Seed-PR não definiu as escolas que poderão aderir ao cívico-militar.
De acordo com a Seed, a regulamentação completa das consultas, com as regras e o formato de votação, será publicada nas próximas semanas nos canais oficiais do Governo do Estado.
Implantado em 2021, o modelo cívico-militar combina a gestão civil com o apoio de militares da reserva em atividades administrativas e na organização da rotina escolar. Atualmente, o Paraná possui 312 colégios nesse formato — o maior número do país — reunindo cerca de 190 mil estudantes.
Com a sanção da lei que permite a adesão de escolas de tempo integral, feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na última semana, o número pode crescer ainda mais. Das 50 escolas que participarão da consulta, 20 funcionam em tempo integral e também poderão adotar o modelo a partir de 2026.
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 apontam melhora no desempenho das escolas cívico-militares. As unidades atingiram nota média de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e 4,75 no ensino médio, superando as médias estaduais (5,3 e 4,63, respectivamente). Em comparação com 2021, 64% dessas escolas registraram crescimento nos índices.
Outro destaque é o desempenho dos alunos nesses colégios no programa Ganhando o Mundo, que oferece intercâmbio internacional. Dos 2 mil estudantes selecionados para 2025, 417 são de escolas cívico-militares — o equivalente a 20,6% do total.






