Simepar e Defesa Civil alertam para risco de ventos intensos, descargas elétricas e chuva acima de 60 mm entre sexta (7) e sábado (8)
As chuvas continuam intensas nesta primavera no Paraná. Novos temporais foram registrados nesta quarta-feira (5) e, após uma rápida trégua prevista para quinta-feira (6), a chuva deve retornar com força na sexta-feira (7) e no sábado (8) em várias regiões do Estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Nesta quarta-feira, um sistema de baixa pressão atmosférica provocou fortes rajadas de vento, que chegaram a 91,8 km/h às 3h30 em Altônia e 82,4 km/h às 3h em Guaíra. Até as 11h, o volume de chuva já ultrapassava os 30 mm em municípios como Apucarana, Altônia e Guaíra.
Devido ao acumulado elevado de precipitação desde o fim de semana, outras estações do Simepar também já ultrapassaram a média histórica de chuva para o mês de novembro. Além de Cianorte, Santa Helena e Campo Mourão, que já haviam atingido a média nos dois primeiros dias do mês, Cândido de Abreu e Ubiratã agora também fazem parte da lista. Em Cândido de Abreu, a média histórica para novembro é de 125 mm, e o acumulado já chega a 155 mm. Em Ubiratã, a média é de 104,8 mm e o mês já registra 108,6 mm.
A instabilidade registrada nesta quarta-feira deve perder intensidade ao longo do dia. Na quinta-feira (6), o tempo fica um pouco mais estável, com previsão de chuvas fracas e isoladas na região Leste e possibilidade de trovoadas pontuais no Norte e Noroeste.
Entretanto, na sexta-feira (7), um novo episódio de instabilidades intensas deve atingir o Paraná. Segundo o boletim meteorológico do Simepar em parceria com a Defesa Civil, áreas do Oeste, Noroeste, Sudoeste e parte do Norte estarão em condição de atenção.
As tempestades severas devem avançar primeiro pelo Sudoeste e Oeste no início da tarde, se espalhando para outras regiões ao longo do dia e da noite. Há risco de ventos fortes, queda de granizo, descargas elétricas e chuva intensa, com acumulados que podem ultrapassar os 50 a 60 mm em curto intervalo de tempo.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e emitindo alertas. A lista de avisos vigentes pode ser consultada em: https://www.defesacivil.pr.gov.br/alertas-vigentes
Os moradores também podem receber alertas diretamente no celular. Para isso, basta enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199. Após a confirmação do cadastro, o usuário passa a receber notificações sobre ocorrências climáticas de risco para a sua região.







