Até o tempo parece ter decidido colaborar para uma grande temporada de verão no Paraná. Depois de uma primavera marcada por muita chuva e passagem constante de frentes frias, o cenário começa a virar a partir de dezembro de 2025, criando o ambiente perfeito para praia cheia, comércio aquecido e calendário turístico em alta.
De acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), dezembro deve registrar chuvas abaixo da média histórica em praticamente todo o Estado, com mais dias de sol e tempo firme. A mudança está ligada a dois fatores principais da atmosfera.

A chamada Oscilação Antártica, que nos últimos dois meses favoreceu a passagem de frentes frias e trouxe muita instabilidade, está perdendo força. Ao mesmo tempo, o fenômeno La Niña está em atividade e tende a deixar o mês de dezembro mais seco do que os anteriores, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Com isso, os típicos temporais de verão devem ocorrer de forma mais isolada, geralmente entre a tarde e a noite, abrindo espaço para longas sequências de dias ensolarados.
As temperaturas máximas médias em dezembro ultrapassam os 30°C em praticamente todo o extremo Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, reforçando o potencial de dias bem quentes. No Litoral e em boa parte do Interior – incluindo cidades como Londrina e Pato Branco – as máximas médias giram entre 28°C e 30°C, combinação ideal para praia, rios, cachoeiras e atividades ao ar livre.
Dezembro é, historicamente, um mês de muita chuva no Paraná, especialmente no Litoral, onde a média histórica varia de 250 mm a 300 mm.

Para este ano, no entanto, a previsão do Simepar é que nenhuma dessas médias seja plenamente alcançada. Ou seja, deve chover menos do que o normal em todas as regiões do Estado. “Dezembro marca a chegada do verão. É um mês com dias mais ensolarados, e este ano terá maior sequência de dias de tempo estável, com um regime de chuvas relacionado a este aquecimento: ocorrem pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite”, ressalta Kneib.
Para o setor turístico, especialmente para o Litoral e os destinos de verão do Interior, o recado da meteorologia é claro: o tempo está jogando a favor. Mais sol, calor em alta, menos chuva contínua e apenas pancadas típicas de verão constroem o cenário ideal para uma temporada movimentada.
Depois de uma primavera cinzenta e encharcada, a perspectiva é de um fim de ano com céu mais azul, praias cheias, estradas movimentadas e cidades preparadas para receber visitantes. Pelo visto, além dos empresários e trabalhadores do setor, até o tempo decidiu colaborar para uma grande temporada de verão no Paraná.






