Convênio com a prefeitura deve ser firmado em 2026; estrutura terá quase 500 vagas para embarcações, heliponto e complexo de conveniências
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (19), durante o lançamento do Verão Maior Paraná 2026, que o Governo do Estado está desenvolvendo um projeto estimado em R$ 100 milhões para a construção de uma marina pública em Pontal do Paraná, no Litoral.
De acordo com o governador, o convênio com a prefeitura do município deve ser concretizado ao longo de 2026, permitindo a sequência dos trâmites para o processo licitatório. O projeto é conduzido pela ParanáProjetos, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento.
A iniciativa tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento do setor náutico, ampliando o conforto e a satisfação tanto de moradores quanto de visitantes. Além disso, a proposta busca fortalecer o turismo náutico, gerar empregos e estimular a economia local.
“Esse é mais um grande ativo que estamos pensando para o Litoral. Com a Ponte de Guaratuba e as engordas das praias, vamos ter um incremento muito grande de turistas nos próximos anos, e o potencial do turismo náutico é imenso. Com estrutura, vamos atrair investimentos e melhorar ainda mais o nosso Litoral”, afirmou Ratinho Junior.
A nova marina será implantada em Pontal do Sul, ao lado do Canal DNOS, facilitando o acesso à Ilha do Mel. O projeto prevê uma guarita com acessos separados para visitantes e usuários, garantindo melhor organização e segurança no local.
Ao todo, a marina contará com 478 vagas para embarcações, além de um heliponto. A sede administrativa terá infraestrutura completa, incluindo administração, enfermaria, vestiários, restaurante, lounge, sala de jogos e área específica para limpeza de peixes.
A marina seca contará com duas estruturas cobertas para abrigo das embarcações e um espaço descoberto. Já a marina molhada terá três grandes trapiches, oferecendo melhores condições de atracação e operação aos navegantes.
O projeto também prevê a implantação de um complexo com 16 conveniências, reunindo lojas de artigos náuticos, mercearias, cafés, lojas de roupas, farmácias e outros serviços, beneficiando tanto os usuários da marina quanto a população local.
A iniciativa se soma a outros investimentos estratégicos do Governo do Estado no Litoral, como a engorda da praia de Guaratuba e a duplicação em concreto da PR-412, entre Matinhos e Pontal do Paraná, reforçando o planejamento para o crescimento sustentável da região.






