Antonina acordou com 5,1 °C
Nesta quarta-feira, 25 de junho, o Paraná teve , 19 cidades registrando temperaturas abaixo de zero logo nas primeiras horas da manhã. A mais gelada delas foi General Carneiro, com impressionantes –7,1 °C.
Conforme publicação do Simepar, o frio cortante, causado por uma massa de ar polar que estacionou sobre o estado, derrubou os termômetros em praticamente toda a metade leste paranaense, atingindo especialmente os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Centro-Sul e até o litoral. Sim, até a charmosa Antonina acordou com 5,1 °C —Guaratuba 7 °Co suficiente para calar até os mais calorentos.
Em Curitiba, a mínima de –0,1 °C fez jus à fama da capital mais fria do Brasil. Mas quem realmente enfrentou o ápice da Sibéria brasileira foram moradores de municípios como Fazenda Rio Grande (–2,6 °C), Guarapuava (–2,9 °C), Francisco Beltrão (–2,3 °C), Jaguariaíva (–2,3 °C) e outros tantos listados na fria contabilidade do SIMEPAR e INMET.
No litoral, o tempo tem roteiro próprio. A quarta-feira será de sol entre poucas nuvens, com mínima de 7 °C e máxima de 17 °C, sem chance de chuva. Mas a trégua acaba já na madrugada de quinta, quando a umidade toma conta e a previsão aponta 93% de possibilidade de chuva. E assim seguirá até o sábado, com pancadas, nuvens e umidade sempre acima dos 90%. No domingo, um alívio parcial: o sol dá as caras, a temperatura sobe aos 23 °C, mas ainda haverá chuva pela manhã.
Por Cleomar Diesel informações do Simepar