Nesta semana, o Litoral do Paraná recebeu a visita de uma equipe do Esporte Espetacular, da Rede Globo. Liderada pelo jornalista Clayton Conservani — especialista em esportes de aventura — e guiada pelo empresário e remador Naideron Junior, do Passaúna Paddle Club, a expedição começou com uma volta à Ilha do Mel em canoas havaianas, ao lado do atleta Leo Lorang. Um roteiro digno de cinema, mas que acontece aqui mesmo, no nosso quintal paranaense.
A produção ainda deve explorar outras joias naturais, como as Ilhas dos Currais e das Peças — lugares que muitos brasileiros sequer conhecem, mas que poderiam figurar facilmente entre os destinos turísticos mais desejados do país.
O Brasil precisa descobrir mais sobre os 90 quilômetros de costa do Paraná, que abrigam duas baías, ilhas paradisíacas, montanhas que parecem esculpidas por artistas, cidades históricas e uma fauna exuberante, com destaque para o lendário e elegante Guará.
Que as imagens levadas ao ar revelem não apenas a beleza, mas também a força natural, histórica e cultural do nosso litoral.
Afinal, quando se trata de natureza, o litoral do Paraná pode ser pequeno no mapa — mas é imenso na alma.
Por Cleomar Diesel com Fonte Bem Paraná