O 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) divulgou, nesta sexta-feira (04), um balanço das ações realizadas no litoral do Paraná durante o primeiro semestre de 2025. Segundo os dados da Seção de Planejamento e Operações (P3) do Batalhão Costeiro, foram contabilizadas 1.382 prisões entre janeiro e junho.
Do total de prisões, 1.188 ocorreram em flagrante. Também foram realizadas 194 detenções a partir do cumprimento de mandados judiciais. Além disso, 84 adolescentes foram apreendidos por envolvimento em atos infracionais, com outras duas apreensões de menores relacionadas ao cumprimento de mandados.
De acordo com o batalhão, os números refletem o resultado de ações baseadas em patrulhamento preventivo e respostas rápidas às ocorrências registradas na região. As operações têm sido intensificadas nas áreas urbanas e também em comunidades ribeirinhas, insulares e costeiras.
O relatório também destaca iniciativas de aproximação com a população, por meio de grupos de interação comunitária. Segundo a corporação, esse tipo de atuação tem contribuído para reforçar os vínculos com os moradores e ampliar a presença policial em locais estratégicos.
O 9º BPM atua em diversos municípios do litoral paranaense e tem como foco o enfrentamento à criminalidade e a promoção da segurança pública na região.