Complexo de Skate do Tarumã receberá atletas do street, park e paraskate entre os dias 25 e 27 de julho. Etapa encerra a passagem do circuito nacional pelo Sul do Brasil.
Curitiba foi oficialmente confirmada como sede da próxima etapa do STU National, principal circuito de skate do Brasil. O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de julho, no Complexo de Skate do Tarumã, que já passa por obras de adequação para receber atletas de alto nível nas modalidades street, park e paraskate, tanto no masculino quanto no feminino.
A capital paranaense encerrará a passagem do circuito pelo Sul do país. As duas primeiras etapas de 2025 ocorreram em Criciúma (SC), no mês de abril, e em Florianópolis (SC), em maio.
Primeira vez em Curitiba
É a primeira vez que Curitiba entra oficialmente no calendário do STU National. O anúncio foi feito pelas redes sociais da organização:
“Pela primeira vez, nos encontramos em Curitiba dos dias 25 a 27 de julho, no Complexo de Skate do Tarumã. Bora encerrar a passagem do nosso circuito nacional pelo Sul do país em grande estilo? Anota na agenda e fica de olho. Mais informações em breve.”
A proposta de trazer o evento para a cidade partiu do próprio staff do STU e recebeu apoio da Prefeitura de Curitiba, que demonstrou interesse ainda em janeiro.
“Hoje, é a principal liga de esporte do mundo e começou no nosso País, que tem destaques como o (medalhista olímpico) Augusto Akio, o Japinha, que é aqui de Curitiba, entre muitos outros”, declarou Diogo Castelão, fundador do STU, na época do anúncio.
Atleta com raízes no litoral do Paraná
Entre os nomes confirmados para a etapa de Curitiba está o skatista Sebastian Simonetto, que compete na categoria profissional e vem se destacando nas principais competições do país. Com familiares em Guaratuba, no litoral do Paraná, Sebastian costuma aproveitar suas férias na cidade, onde treina na pista de skate do bairro Coroados.
Recentemente, ele participou da etapa da Liga Internacional de Skate Street (SLS) realizada no último fim de semana, em Brasília, no Distrito Federal, conquistando excelente classificação, o que reforça seu crescimento no cenário nacional.
Polo do skate brasileiro
Curitiba vive um momento de destaque no cenário mundial do skate. A cidade é berço de grandes nomes como Augusto Akio, medalhista olímpico e atual campeão mundial na modalidade park; Luigi Cini, líder do ranking mundial também no park; e Gui Khury, campeão mundial e do X Games na modalidade vertical.
Mais do que atletas de ponta, eles compartilham uma forte amizade e um elo que fortalece o skate paranaense como referência nacional e internacional.
Antes dessa nova geração, outros nomes já marcaram a história do esporte no estado, como Piolho, Ferrugem, Marcelo Kosake, Vitor e Catarina, que também ajudaram a construir a tradição do skate brasileiro.
Com a confirmação da etapa do STU, Curitiba reforça sua posição como um dos principais centros de desenvolvimento do skate no país, consolidando uma trajetória de vitórias, talentos e grandes eventos.
Informações: Ge