As oficinas do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam nesta semana a mais duas regiões do Paraná, contemplando 15 municípios. Os encontros serão realizados entre 29 e 31 de julho. Na semana anterior, três regiões já haviam recebido as reuniões, envolvendo representantes de 31 cidades.
A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Estado do Turismo e do Planejamento, em parceria com o Serviço Social Paraná Projetos e consultores da Fadec-UEM. Até 13 de agosto, todas as regiões participantes do programa serão visitadas.
Os Caminhos do Peabiru formam uma rota histórica com mais de 3 mil anos, que atravessa o Paraná e segue até o Peru, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico. No estado, o trajeto tem cerca de 2 mil quilômetros, passando por sítios arqueológicos. O caminho foi utilizado para comércio e comunicação por povos indígenas, como Guarani, Kaingang e Xetá, e, posteriormente, por incas, exploradores europeus e jesuítas.
O programa abrange 97 municípios, organizados por regiões. Nas oficinas presenciais, são realizadas palestras com arqueólogos e historiadores, além de atividades práticas com mapas que indicam reservas indígenas, pontos turísticos e ligações entre as cidades.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destaca que as oficinas têm papel estratégico. “Cada encontro é um passo para consolidar o turismo sustentável. A participação da população é essencial para transformar nossas riquezas culturais em potencial turístico”, afirmou.
Nesta etapa, a região de Paranaguá inclui Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá. Já a região de Reserva abrange Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva.
Confira abaixo as próximas datas e as localidades:
29/07/2025 – Reserva
Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva.
31/07/2025 – Paranaguá
Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá.
04/08/2025 – Foz do Iguaçu
Céu Azul, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
05/08/2025 – Realeza
Capanema, Planalto, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Realeza.
06/08/2025 – Cascavel
Campo Bonito, Boa Vista da Aparecida, Iguatu, Braganey, Corbélia e Cascavel.
08/08/2025 – Palotina
Altônia, Francisco Alves, Nova Santa Rosa, Maripá, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Guaíra, Terra Roxa e Palotina.
12/08/2025 – Lapa
Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro.
13/08/2025 – Curitiba
Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Piraquara, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Curitiba.