A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o roubo de recursos de aposentados do INSS deve realizar sua primeira sessão nesta quarta-feira (27), com a votação de pelo menos 35 requerimentos entre os quase 1.000 protocolados.
Entre os pedidos estão convocações de ex-ministros da Previdência, dirigentes de sindicatos e associações que teriam sido beneficiados pelo esquema, além de órgãos com dever funcional de investigar o caso.
O ex-ministro Carlos Lupi é um dos principais alvos da investigação, acusado de possível omissão. Também há pedidos envolvendo o ministro Wolney Queiroz, que atuava como vice de Lupi à época em que o suposto esquema começou a ser investigado, e o irmão do presidente Lula, conhecido como Frei Chico, alvo de solicitações de convocação e quebra de sigilo bancário e fiscal.
A CPMI deve ainda convocar o ex-ministro Carlos Eduardo Gabas e dez ex-presidentes do INSS desde o governo Dilma (PT). O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (UPb), declarou que pretende identificar todos os responsáveis, buscar a responsabilização judicial e recuperar os valores desviados.