Projeto prevê deck de madeira, nova praça de convivência, acessibilidade e fonte de águas dançantes; obras começam ainda em 2025
O Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (26), em Curitiba, o projeto de revitalização da Orla Histórica de Guaratuba à prefeitura do município. Desenvolvido pelo Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, o plano prevê investimento de aproximadamente R$ 24 milhões e agora segue para a fase de licitação e contratação pelo Instituto Água e Terra (IAT).
A obra abrangerá uma área de 10,8 mil metros quadrados no entorno da Praça dos Namorados e deve começar ainda neste ano, com prazo estimado de execução de 12 meses. Para evitar impactos ao comércio local durante a alta temporada, os trabalhos serão divididos em duas etapas, com conclusão prevista para 2026.
Segundo o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, a intervenção é estratégica para a valorização do município.
“Com essa obra, estamos garantindo um espaço moderno de lazer, turismo e convivência, dentro de um conjunto maior de investimentos que o Governo do Estado tem realizado para transformar a região”, afirmou.
Estrutura moderna e cartão-postal do litoral
Um dos principais destaques do projeto é a construção de um amplo deck de madeira ao longo da Orla Histórica, que vai integrar a Praça dos Namorados aos trapiches. O espaço contará com novos bancos, espreguiçadeiras e elementos paisagísticos, reforçando o local como ponto de contemplação do pôr do sol na Baía de Guaratuba.
A pavimentação da praça e entorno será feita com pavers, material de alta capacidade de drenagem. Estão previstas melhorias em vias adjacentes, como a Rua Coronel Afonso B. de Souza, a Travessa Juvêncio Unho e a Marechal Hermes, que receberão vagas de estacionamento, rampas de acessibilidade e piso tátil.
Na Avenida 29 de Abril, será implantada uma nova praça de convívio com mobiliário urbano moderno, paisagismo e sistema de iluminação. Já ao lado do Terminal Turístico Pesqueiro, será construída uma área de lazer com destaque para uma fonte de águas dançantes, que permitirá espetáculos noturnos.
Presente na apresentação, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, destacou o impacto regional da obra.
“A revitalização da Orla Histórica vai transformá-la em um verdadeiro cartão-postal do litoral, de frente para a Baía de Guaratuba. Este é mais um investimento dentro de um grande pacote que já passa de R$ 2 bilhões e que reposiciona o nosso Litoral, com infraestrutura moderna para atrair turistas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida de quem vive na região”, disse.
Outras obras no litoral
Além da revitalização da Orla Histórica, o Governo do Estado também trabalha em projetos para as praias Central, Caieiras e Prainha, em Guaratuba. As intervenções, que estão em fase de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, incluem a engorda da faixa de areia em 4,7 quilômetros de extensão e a implantação de novos calçamentos com ciclovias, pistas de corrida, caminhada e paisagismo, nos mesmos moldes do projeto já realizado em Matinhos.