Deputada estadual apresentou o trabalho da Procuradoria da Mulher da Alep em conferência que reuniu lideranças de vários países da América do Sul
A deputada estadual e Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro (PSD), participou entre os dias 1º e 3 de setembro de 2025 da Reunião do Comitê Executivo da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, realizada em San Fernando del Valle de Catamarca, na Argentina.
Ao lado da deputada federal Tia Ju (RJ), presidente da UNALE, Cloara representou o Brasil e a Assembleia Legislativa do Paraná no encontro, que reuniu parlamentares de diversos países da América do Sul.
O convite partiu do Senado de Catamarca e fez parte das atividades da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, vinculada à Confederação Parlamentar das Américas (COPA). Durante três dias, foram discutidas propostas e elaborada uma agenda estratégica voltada a melhorar a qualidade de vida da população, com foco especial nas mulheres.
Entre os principais temas debatidos esteve o financiamento político feminino, em parceria com a Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os painéis e apresentações também destacaram a necessidade de ampliar a participação feminina na política, integrar a perspectiva de gênero nas políticas públicas e fortalecer espaços de cooperação entre os países do continente.

Em sua participação, Cloara apresentou o trabalho da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Fico muito honrada de ter essa oportunidade de representar o nosso país. Compartilhamos informações importantes para construirmos uma sociedade mais justa e integrada. O trabalho que realizamos na Procuradoria da Mulher é referência no acolhimento e na proteção às mulheres, e foi muito elogiado durante a conferência”, destacou.
Para o presidente da COPA, senador José Luis Dalmau, a conferência fortaleceu a integração entre os parlamentos.
“Aprovamos resoluções e comissões de trabalho. Foi uma prévia da Assembleia que realizaremos em dezembro, no Brasil, e esperamos que esta reunião executiva dê frutos da união e integração entre todos os parlamentos das Américas”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença de autoridades argentinas, como o governador da província de Catamarca, Raúl Jalil; o vice-governador e presidente do Senado de Catamarca, Rubén Dusso; a senadora nacional Lucía Corpacci; e a presidente da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, deputada Camila Toscano.






