Cinco educadores da região estão entre os 250 selecionados no programa Ganhando o Mundo
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta sexta-feira (5) a lista de convocados da 2ª edição do Programa Ganhando o Mundo Professor, regulamentado pelo Edital nº 77/2025. A iniciativa levará 250 docentes da rede estadual para um intercâmbio de três semanas no Canadá, com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado.
Valorização da carreira docente
O programa tem como objetivo valorizar os profissionais da educação e fortalecer a formação continuada da rede pública paranaense. Os professores selecionados participarão de uma imersão no sistema educacional canadense, referência mundial em qualidade de ensino.
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a iniciativa representa um marco para a educação no Paraná.
“É mais um investimento que o Governo do Paraná faz na formação continuada dos nossos professores. Esses 250 docentes terão uma imersão dentro do sistema educacional canadense, que hoje é uma das melhores educações do mundo. O Paraná, que já tem a melhor educação do Brasil, quer trazer esse modelo de currículo e de metodologia para cá”, destacou.
Professores do litoral estão entre os selecionados
Entre os contemplados estão cinco professores do Litoral do Paraná, que terão a oportunidade de vivenciar essa experiência internacional:
- Gerson Dauhs – Matinhos
- Giselli do Rocio Cordeiro Duarte – Paranaguá
- Lorena Weinfurter Guimarães – Paranaguá
- Jussara Aparecida Rentz de Anhaia – Pontal do Paraná
- Suzana da Costa Bassfeld – Pontal do Paraná
Como foram distribuídas as vagas
O processo seletivo recebeu inscrições até 17 de agosto e contou com a participação de professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) vinculados ao programa Formadores em Ação, além de técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs).
As vagas foram distribuídas da seguinte forma:
- 50 vagas para formadores do programa;
- 158 vagas para professores e pedagogos cursistas do Formadores em Ação;
- 32 vagas para técnicos pedagógicos dos NREs;
- 10 vagas para equipe de apoio da Seed, responsável pela logística e administração no Canadá.
Durante o período de intercâmbio, os professores terão substituição garantida em sala de aula, evitando prejuízos pedagógicos aos estudantes.
Formação internacional
A 2ª edição do Ganhando o Mundo Professor terá 12 semanas de formação, sendo:
- 5 semanas de mentorias síncronas e curso de inglês pela plataforma Inglês Professor;
- 3 semanas de imersão pedagógica no Canadá;
- 4 semanas de mentorias em grupo com a universidade estrangeira e acompanhamento da Seed, com foco na aplicação prática nas escolas da rede estadual.
No Canadá, os participantes irão visitar escolas de educação básica, acompanhar aulas e participar de atividades sobre metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias e avaliação da aprendizagem.
Expansão do programa
Criado em 2022, o Ganhando o Mundo é considerado o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública. Desde então, mais de 2,5 mil alunos, professores e diretores já foram beneficiados, em um investimento que ultrapassa R$ 500 milhões.
A edição de 2026 será a maior da história, com 2 mil estudantes da 1ª série do Ensino Médio participando de um semestre letivo em países de língua inglesa:
- 1.000 no Canadá,
- 250 na Austrália,
- 300 na Irlanda,
- 300 na Nova Zelândia,
- 150 no Reino Unido.
Em 2025, 1,3 mil alunos já foram contemplados, sendo 1,2 mil da rede estadual e 100 de colégios agrícolas.
Com a versão voltada aos professores, o Ganhando o Mundo amplia seu alcance, investindo diretamente na formação continuada dos docentes da rede estadual e promovendo a troca de experiências com sistemas educacionais de excelência.






