Mutirão integra movimento global e promete limpar 22 km de praia neste sábado (20)
Neste sábado (20), a partir das 8h, Guaratuba promove o 4º Mutirão de Limpeza de Rios e Praias, ação que faz parte do movimento global “Clean Day – Por um Mar Sem Lixo”, realizado em mais de 130 países.
O mutirão é organizado pelo Instituto GUAJU, em parceria com a Prefeitura de Guaratuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Educação. A iniciativa conta ainda com o apoio de instituições como SESC-PR, Instituto Inpar, IAT, ACIG, Meros do Brasil, LEC-UFPR e Grande Reserva Mata Atlântica.
O evento integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da ONU – Vida Marinha, reforçando a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos.
Segundo o coordenador da ação, Fabiano Cecilio da Silva, os números preocupam:
“Estamos diante da pandemia do plástico. Se nada for feito, em 2050 haverá mais lixo que peixes no mar, segundo a ONU. É hora de agir.”
Participação aberta
Os interessados em colaborar podem se inscrever pelo formulário online: https://bit.ly/mutiraoguaju.
Os voluntários receberão luvas, lanche e transporte para os pontos mais distantes. A orientação é levar garrafa de água reutilizável e, se possível, utilizar camisetas de edições anteriores para reduzir impactos ambientais.
Meta do mutirão
A ação pretende monitorar e limpar os 22 quilômetros de praia de Guaratuba, além de rios e áreas costeiras. O mutirão também marca a preparação da cidade para a temporada de verão e reforça a mensagem de que praia, mar e lixo não combinam.