Começou neste sábado (11) a montagem da tubulação que viabilizará uma das maiores intervenções de alargamento de praia já realizadas em Santa Catarina. A obra, inédita no país, vai ampliar em pelo menos 30 metros a faixa de areia na região da praia Pontal do Norte, entre as Ruas 2440 Itaitaba e 2520 Cavatã, em Itapoá.
A próxima etapa da intervenção será a dragagem, possível graças à autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou a empresa belga responsável pelos trabalhos. A tubulação, com 400 metros de extensão, será posicionada dentro do mar para, em conjunto com a draga, iniciar o transporte da areia do fundo da Baía da Babitonga para a orla da cidade.
O trabalho prevê a retirada de 12,5 milhões de metros cúbicos de areia, sendo que 6,4 milhões serão depositados na faixa de areia de Itapoá, duramente afetada pela erosão marítima. O restante será descartado em área de alto-mar, conhecida como “bota-fora”. A draga utilizada é do tipo hopper, com capacidade de 18 mil m³, a mesma que realizou o alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú.
Para minimizar impactos no turismo, a empresa responsável está planejando a movimentação de caminhões e contêineres de forma a interferir o menos possível no fluxo de visitantes.
A intervenção é fruto de uma parceria entre o governo estadual, a iniciativa privada, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá. Além de ampliar a faixa de areia, a obra deve ajudar a conter a erosão, melhorar as condições para a operação portuária e beneficiar os banhistas que frequentam a praia.
O diferencial desta obra é que o alargamento será realizado com areia retirada diretamente da dragagem de um canal, um procedimento que nunca havia sido aplicado no país.