Alimentos, itens de higiene, roupas de cama e roupas íntimas novas são as prioridades neste momento
As pessoas que desejam ajudar as famílias afetadas pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu podem entregar doações nos quartéis do Corpo de Bombeiros. A prioridade, neste momento, é por alimentos não perecíveis, roupas de cama e banho, itens de higiene e limpeza, além de roupas íntimas novas.
A arrecadação está sendo coordenada pela Defesa Civil Estadual e pelo Gabinete da Primeira-Dama. De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, os itens de alimentação e higiene são os mais necessários nesta fase inicial.
“Alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza são coisas que realmente as pessoas precisam neste momento. Não há necessidade, por ora, de roupas, com exceção de roupas íntimas novas”, afirmou.
Segundo o coronel, o volume de doações tem sido significativo. Três pontos de coleta e armazenamento já estão quase lotados, e novos espaços estão sendo abertos, inclusive cedidos por voluntários. Após a triagem, os donativos serão encaminhados às famílias atingidas.
Como cerca de 90% da cidade foi impactada pelo tornado, parte das doações está sendo centralizada em municípios próximos, como no Ginásio dos Bancários, em Laranjeiras do Sul. A Defesa Civil será responsável pela logística de distribuição.
A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, destacou a importância da solidariedade.
“Ver o que aconteceu em Rio Bonito do Iguaçu partiu meu coração. Muitas famílias perderam tudo. Cada doação representa acolhimento e esperança. A solidariedade dos paranaenses é maior que qualquer tragédia”, afirmou.






