O Governo do Estado do Paraná vai pavimentar o trecho rural que liga as comunidades de Caovi a Cubatão, em Guaratuba, no Litoral. Serão aproximadamente 22 quilômetros de asfalto CBUQ (asfalto quente), com investimento estimado em R$ 35 milhões da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A estrada, hoje de terra, atende diretamente uma das áreas agrícolas mais importantes do Litoral, onde se concentram mais de 3 mil hectares de banana – cultura em que Guaratuba é o maior polo produtor do Estado – além de palmito pupunha, maracujá, olerícolas, mandioca e pecuária.
A Prefeitura de Guaratuba realiza nesta segunda-feira (17) uma Audiência Pública com a comunidade para tratar da pavimentação do trecho Caovi–Cubatão. O encontro acontece à tarde, na Igreja Assembleia de Deus – Átrio do Senhor, no Cubatão. Na última quinta-feira (13), o projeto já havia sido aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), após apresentação técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Com a aprovação da comunidade, o próximo passo será a formalização do convênio entre a Prefeitura e a Seab para início das obras.
Segundo o secretário estadual da Agricultura, Marcio Nunes, o investimento em estradas rurais vai além da melhoria da mobilidade, contribuindo para a conservação do solo, da água e para o combate à erosão. A pavimentação deve reduzir perdas no transporte, especialmente da banana, fruta sensível a impactos, e aumentar a competitividade dos produtores. Quando totalmente concluída, em um traçado de cerca de 60 quilômetros até Garuva (SC) e Morretes (PR), a via também formará um novo corredor logístico entre a BR-101 e a BR-277, reforçando o escoamento de mercadorias e a integração regional.






