Acompanhe seu consumo, evite surpresas na fatura e contribua para a sustentabilidade
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) disponibiliza gratuitamente aos clientes o serviço de autoleitura do hidrômetro, que permite ao próprio usuário registrar os dados de consumo mensal de água tratada e coleta de esgoto. A iniciativa, além de reforçar a relação de confiança com os consumidores, estimula a mudança de hábitos e o uso mais consciente da água.
O procedimento é simples: basta informar a leitura mensal pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo aplicativo Sanepar Mobile, disponível para Android e iOS.
De acordo com o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a ferramenta aproxima a empresa dos clientes.
“Ao acompanhar, mês a mês, a variação registrada no hidrômetro, o usuário pode avaliar se está utilizando mais do que o necessário, melhorar seus hábitos de consumo e evitar desperdícios. Foi um grande passo da Sanepar para estreitar o relacionamento com o cliente”, destacou.
Atualmente, cerca de 1.400 clientes já utilizam a autoleitura no Paraná.
Economia e sustentabilidade
Além de facilitar o acompanhamento do consumo, a autoleitura incentiva a adesão à fatura digital, reduzindo a necessidade de impressão de papel. A Sanepar emite cerca de 3,5 milhões de contas por mês em 345 municípios. Mais de 90 mil clientes já recebem a fatura virtualmente, gerando economia de recursos e menor impacto ambiental.
Como fazer a leitura
Conhecido como “relógio da água”, o hidrômetro possui seis números — quatro pretos e dois vermelhos. Para registrar a autoleitura, o cliente deve anotar apenas os quatro números pretos, que correspondem ao volume de água em metros cúbicos (m³).
O registro precisa ser feito dois dias antes da data prevista para a próxima leitura, indicada na conta mensal. O sistema faz a checagem dos dados enviados, comparando-os com o histórico de consumo. Em caso de divergência, o usuário pode confirmar ou corrigir a informação.
Se o prazo não for cumprido, a leitura será realizada normalmente por um agente da Sanepar.
Alerta aos clientes
A Companhia reforça a orientação para que os usuários acessem sempre o site oficial, evitando links patrocinados em buscadores. A Sanepar não faz impulsionamento pago e alerta sobre riscos de acesso a páginas falsas.