Equipamentos contemplam instituições de tempo integral, colégios agrícolas e escolas técnicas em mais de 30 municípios
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) formalizou, nesta segunda-feira (18), a entrega de mais de 15 mil novos computadores de mesa para 526 escolas da rede estadual.
Foram contempladas 412 instituições integrantes do Programa Paraná em Tempo Integral e outras 114 escolas com carga horária superior a 35 horas semanais, como colégios agrícolas e de educação profissional. O investimento total supera R$ 43 milhões.
Durante o evento de entrega, realizado no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, em Curitiba, o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que a aquisição vai garantir melhores condições de ensino.
“A aquisição desses equipamentos garante que todas as plataformas pedagógicas da grade curricular sejam plenamente utilizadas, além de ampliar a conectividade, promovendo condições ainda melhores de aprendizado para nossos estudantes e de trabalho para nossos professores”, afirmou.
Municípios contemplados
Entre as cidades que receberão os equipamentos estão: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz, além de cidades da Região Metropolitana de Curitiba.
Outros investimentos em tecnologia
A iniciativa integra o pacote de investimentos do Governo do Estado em tecnologia para a educação em 2025. Neste semestre, também foram entregues:
- 25 mil tablets para 602 escolas com menor proporção de equipamentos por aluno;
- 2,8 mil carrinhos de carregamento para todas as escolas estaduais;
- 32 chromebooks, com previsão de entrega de mais 10 mil até o fim do ano.
Outro avanço é a expansão da conectividade: 159 escolas indígenas e quilombolas receberam antenas de internet via Starlink, além do aumento da capacidade de rede de 25 Gbps para 100 Gbps. Com isso, o Paraná passa a deter a maior infraestrutura de Wi-Fi da educação pública da América Latina.