Projeto Mais Escolas Paraná promete a maior expansão da infraestrutura escolar da história do Estado, com 692 salas de aula previstas em até três anos
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), deu mais um passo importante para a execução do programa Mais Escolas Paraná, que prevê a construção de 40 novas unidades escolares em 31 municípios. Entre os contemplados, estão os municípios litorâneos de Guaratuba, Matinhos e Morretes, que receberão novas escolas para ampliar a oferta de vagas na rede estadual.
A proposta foi encaminhada nesta segunda-feira (1º) à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e, após análise, deverá ser ratificada. Com a aprovação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o processo seguirá para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Essa etapa é necessária antes da publicação do edital de licitação, prevista para ainda neste semestre. A seleção das empresas responsáveis pelas obras será realizada na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), no início de 2026.
Considerado o maior programa de expansão da infraestrutura escolar da história do Paraná, o Mais Escolas Paraná prevê a criação de 25 mil novas vagas no Ensino Fundamental e Médio, com foco na modalidade em tempo integral. O investimento estimado é de R$ 1,7 bilhão, com apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é de entrega de 692 novas salas de aula em até três anos após a assinatura do contrato.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o modelo adotado vai garantir mais agilidade na ampliação da rede de ensino.
“Nosso objetivo com o programa é dar celeridade às construções, suprindo vagas de maneira mais ágil e com infraestrutura moderna. Nesse modelo, a gestão pedagógica e a contratação de professores continuam sob responsabilidade do Estado, enquanto a iniciativa privada fica encarregada da construção e manutenção das unidades”, destacou.
O pagamento às empresas vencedoras será realizado ao longo de 20 anos, condicionado ao cumprimento de metas e indicadores de qualidade, com auditoria independente trimestral.

Confira os demais municípios que serão contemplados:
As novas escolas serão construídas em Arapongas (2), Assis Chateaubriand, Cambé (2), Campo Mourão, Castro, Cianorte, Contenda, Fazenda Rio Grande (2), Foz do Iguaçu, Guaratuba, Londrina (2), Marechal Cândido Rondon, Mandaguaçu, Marialva, Maringá (2), Matelândia, Matinhos, Morretes, Palmas, Palmeira, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, Rolândia (2), São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Sarandi (2), Telêmaco Borba, Tijucas do Sul, Toledo (3) e Umuarama.






