Quarenta anos depois da conquista histórica do Campeonato Brasileiro de 1985, os campeões do Coritiba enfim puderam sentir o peso das medalhas que nunca chegaram a pendurar no pescoço. Nesta terça-feira (12), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os ex-jogadores receberam réplicas oficiais das medalhas da conquista, encerrando uma espera que atravessou décadas.
A entrega foi um compromisso assumido pelo presidente da CBF, Samir Xaud, no último dia 27, durante as comemorações do aniversário do título no Estádio Couto Pereira. Representando o elenco campeão, estiveram presentes o goleiro Rafael, os laterais André e Dida, o meia Elizeu e o atacante Índio.
Em 31 de julho de 1985, após vencer o Bangu no Maracanã, o Coritiba deu a volta olímpica, mas a cerimônia de entrega não teve pódio, como é comum hoje. As medalhas originais foram entregues a um representante do clube, mas nunca chegaram às mãos dos atletas.
O episódio do “sumiço” das medalhas veio à tona apenas neste ano, durante as celebrações pelos 40 anos do título. Agora, mesmo que com atraso, os heróis alviverdes têm um símbolo físico da maior conquista da história do clube.