No Brasil, 16 pessoas morrem afogadas por dia; quatro delas são crianças, e uma dessas mortes ocorre dentro da própria casa
Na próxima sexta-feira, 25 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Prevenção dos Afogamentos, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar a população sobre os perigos de acidentes aquáticos — especialmente entre crianças.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 16 pessoas morrem afogadas diariamente no Brasil. Das vítimas, quatro são crianças e, de forma alarmante, uma delas perde a vida dentro da própria residência.
O afogamento é um acidente que geralmente ocorre de forma rápida e silenciosa, principalmente quando não há supervisão constante. Em apenas dois minutos de submersão, uma criança pode perder a consciência; em quatro minutos, há risco de danos neurológicos irreversíveis.
Estatísticas internacionais mostram que 54% das mortes por afogamento de crianças com até 9 anos ocorrem em ambientes domésticos. Para crianças entre 1 e 4 anos, o afogamento é a segunda principal causa de morte acidental no mundo.
Prevenção começa em casa
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) reforça que, embora a corporação esteja capacitada para atuar em situações de emergência, a prevenção é a principal arma para evitar tragédias. A recomendação é de atenção redobrada em casas que possuem piscinas, banheiras, caixas-d’água, poços e cisternas, além de cuidados com banheiros e áreas de serviço.
Veja dicas importantes para evitar afogamentos em casa:
- Supervisione crianças o tempo todo, inclusive em locais aparentemente seguros;
- Instale cercas com portões trancados ao redor de piscinas;
- Esvazie ou tampe baldes, bacias, banheiras, caixas-d’água e máquinas de lavar após o uso;
- Não deixe banheiras cheias sem necessidade;
- Oriente as crianças sobre os perigos da água, mesmo que rasa;
- Ensine que é perigoso nadar sozinho;
- Retire brinquedos e objetos atrativos da borda da piscina ou de áreas com água;
- Mantenha portas de banheiros e lavanderias fechadas e a tampa do vaso sanitário sempre abaixada;
- Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Atenção salva vidas
A principal mensagem do CBMPR para o Dia Mundial da Prevenção dos Afogamentos é que o cuidado contínuo é o maior fator de proteção à vida. Atenção redobrada com crianças e ambientes com acesso à água pode evitar acidentes fatais que, embora silenciosos, são previsíveis e evitáveis.