Se alguém ainda tinha dúvidas de que o inverno chegou, pode ir tirando as pantufas do armário e fazendo as pazes com a xícara de chá — porque a terceira onda de frio do ano no Brasil (e a primeira do inverno!) chegou com tudo. E não veio sozinha: além de dois pulsos de ar polar, que já seriam suficientes para congelar até pensamento, o pacote incluiu também a temida geada negra, aquela que não perdoa nem o capim no campo.
Desde a madrugada de segunda-feira (23), já dominou o Sul, tomou conta do Mato Grosso do Sul e agora marcha firme rumo ao Sudeste e Centro-Oeste, esfriando até o otimismo.
No Paraná, o frio resolveu ser mais criativo do que o normal. Em alguns lugares, a friaca ultrapassou todas as metas e entregou congelamento total. O destaque vai para o Distrito de Horizonte, em Palmas, que atingiu impressionantes –4,6 °C. Palmas, aliás, segue sendo o nome mais irônico da meteorologia brasileira.
Confira o ranking das cidades onde até os pinguins estão pedindo arrego:
- Palmas (Horizonte): –4,6 °C
- Cascavel: –2,4 °C
- Pato Branco: –2,2 °C
- Guarapuava: –0,6 °C
- Foz do Iguaçu: –0,2 °C
- Guaratuba e litoral do Paraná: abaixo dos 10 °C — pouco para um curitibano, muito para o morador do litoral.
E não bastasse a friaca, ainda temos rajadas de vento entre 40 e 55 km/h soprando com gosto no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba — como se não bastasse o frio, vem o vento dar tapa na cara de quem ousou sair sem cachecol. É o famoso “frio que corta”.
Mais ao sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão em estado de alerta .
Segundo a Climatempo, a chance de neve existe, mas é pequena, já que o ar seco da massa polar está jogando contra. Traduzindo: o frio chegou,e pode não trazer nem a alegria de um floquinho caindo no quintal.
Resumo da ópera gelada: a semana será de sopa quente, banho cronometrado, meias em dose dupla e DRs conjugais sobre quem sai da cama primeiro para desligar o despertador. E se você ainda não entendeu: sim, o inverno chegou oficialmente.