Bingo, de seis anos, espantou dois filhotes de onça parda e provou que não era culpado pelo desaparecimento das aves
Até pouco tempo, o cachorro Bingo, de seis anos, era acusado de sumir com galinhas de um sítio em Umuarama, no noroeste do Paraná. Mas a história mudou quando ele enfrentou sozinho dois filhotes de onça parda que atacavam o quintal e devoravam as aves.
O combate durou alguns minutos, mas Bingo saiu vencedor, espantando os felinos e sofrendo apenas alguns arranhões. O ato de coragem surpreendeu a tutora, Cíntia Figueiredo, que lembra que o cachorro sempre foi medroso.
“Eu fiquei assustada e com medo de que ele se machucasse. Ele era bem medroso, corria ao ver outros cachorros. Acho que foi o instinto de proteger a família que falou mais alto. Ele é tranquilo, nunca mordeu ninguém ou avançou”, contou Cíntia.
As onças já vinham causando problemas na região, tendo consumido mais de 70 galinhas de propriedades vizinhas. O Instituto Água e Terra (IAT) esteve no local e informou que segue monitorando os animais. Luiz Carlos Cardoso, chefe do IAT, explica:
“Ali é comum o aparecimento de algumas onças. Era uma mãe e dois filhotes, mas pelas imagens que vemos agora, são os dois filhotes que continuam por ali. Já tomamos providências e no ano passado uma onça foi capturada”.
Enquanto as onças não são capturadas, a família continua confiando na valentia de Bingo. A dona Terezinha Pereira, que presenciou a cena, elogia o cachorro:
“Eu estava sentada assistindo à novela quando escutei o grito das meninas. Corri para ver, mas ele já tinha espantado as onças. O Bingo é muito herói”.
Bingo, que antes era suspeito de ser o “culpado” pelo sumiço das galinhas, agora é considerado um verdadeiro herói do sítio.
Fonte: G1PR






