Tragédia silenciosa mata 16 pessoas por dia no Brasil, sendo quatro crianças; Corpo de Bombeiros do Paraná e Sobrasa reforçam ações
O Dia Mundial de Prevenção a Afogamentos, celebrado em 25 de julho, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para alertar a população mundial sobre os perigos relacionados a atividades aquáticas. Apesar de muitas vezes negligenciado, o afogamento é uma tragédia silenciosa e rápida, que pode acontecer em apenas alguns segundos — seja em rios, lagos, represas, piscinas, no mar ou até mesmo dentro de casa.
No Brasil, 16 pessoas morrem afogadas todos os dias, das quais quatro são crianças. O afogamento é a segunda principal causa de morte acidental entre crianças de 1 a 4 anos.
Com o objetivo de reduzir esses números, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), promove continuamente ações preventivas e campanhas educativas. A partir da próxima semana, a Agência Estadual de Notícias publicará uma série de matérias com orientações específicas para diferentes tipos de locais onde o risco de afogamento está presente.
Mesmo durante o inverno, os cuidados não devem ser deixados de lado. Atividades como passeios de barco, mergulhos e lazer em ambientes naturais continuam exigindo atenção redobrada.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realiza salvamentos em rios, represas, lagos e nas praias do nosso Litoral. A campanha do Dia Mundial da Prevenção ao Afogamento serve para despertar a atenção das pessoas sobre os perigos das águas, sejam nos balneários de água salgada ou doce, ou até mesmo dentro de casa”, afirma o comandante-geral do CBMPR, coronel Antônio Hiller Lino.
Dicas de segurança em embarcações:
- Utilize sempre coletes salva-vidas, obrigatórios para todos a bordo;
- Certifique-se de que a embarcação esteja regularizada e bem conservada;
- O condutor deve ter habilitação específica e experiência comprovada;
- Não ultrapasse a capacidade máxima da embarcação;
- Verifique os equipamentos de comunicação antes de sair;
- Todos a bordo devem conhecer os procedimentos de emergência.
Recomendações para mergulhos em rios, lagos e represas:
- Jamais entre na água alcoolizado;
- Evite mergulhos de cabeça em locais desconhecidos;
- Nunca mergulhe sozinho e mantenha-se sob supervisão;
- Em caso de risco, tente flutuar, mantenha a calma e peça ajuda;
- Afaste-se de áreas com correnteza ou profundidade desconhecida.
Em caso de afogamento:
- Não entre na água para tentar o resgate sem treinamento;
- Use objetos flutuantes para ajudar a vítima a se manter à tona;
- Ligue imediatamente para o telefone 193 (Bombeiros);
- Aguarde o socorro especializado e não se exponha a riscos.
A Sobrasa disponibiliza em seu site uma série de materiais informativos e educativos sobre prevenção de afogamentos. Com bombeiros militares de diversos estados entre seus membros, a entidade fortalece a mobilização nacional em torno dessa causa.