O feriado prolongado de 7 de Setembro promete ser um verdadeiro “treinamento light” para os guarda-vidas do Litoral do Paraná. Com previsão de tempo fechado e chuva, o trabalho dos bombeiros será mais de observar guarda-sóis fechados do que salvar turistas imprudentes.
Desde sexta-feira (5) até segunda-feira (8), 36 postos estarão em funcionamento das 8h às 18h30 em Guaratuba (13), Matinhos (11), Pontal do Paraná (7), Ilha do Mel (2) e Morretes (3). É praticamente uma prévia da Operação Verão 2025/26, que só começa oficialmente em dezembro, mas já mostra que nem sempre é preciso correr com boias e apitos.
A expectativa era de grande movimento nas praias, já que o feriado da Independência caiu no domingo e emendou com a Padroeira Nossa Senhora da Luz, na segunda. Só esqueceram de avisar São Pedro, que resolveu estragar a festa.
Segundo a previsão:
- Domingo (7): mínima de 14°, máxima de 17°, 95% de chance de nublado com “clima Curitiba” exportado para o litoral.
- Segunda (8): mínima de 16°, máxima de 20°, 89% de chance de chuva, ideal apenas para jogar truco na garagem
Com esse cenário, os guarda-vidas devem ter um feriado mais calmo do que plantão em biblioteca. Mas, ainda assim, o Corpo de Bombeiros lembra que segurança vem sempre em primeiro lugar: “Para o banho seguro, procure sempre o local protegido por guarda-vida, entre as bandeiras vermelho sobre amarelo”.
E se algum aventureiro resolver desafiar o mar cinzento, o telefone 193 segue à disposição. Mas, convenhamos: com esse clima, o máximo de emergência será a fila da cerveja no mercadinho .