Após a passagem de uma frente fria no domingo (29), o tempo continua instável nesta segunda-feira (30) em diversas regiões do Paraná. Com a chegada de uma massa de ar frio, o Estado enfrentará uma sequência de dias gelados, com destaque para o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba, que devem registrar sensação térmica ainda mais baixa devido à nebulosidade, vento e garoa.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a noite desta segunda será mais fria que o amanhecer. O resfriamento se intensifica na terça (1º) e quarta-feira (2), com possibilidade de geada em algumas regiões do interior, mas sem previsão de recordes de temperatura mínima.
Vento e chuva no fim de semana
No domingo, Santa Maria do Oeste registrou rajadas de vento de 59,7 km/h. Palmas e Pato Branco lideraram os acumulados de chuva, com 23,2 mm e 20,6 mm, respectivamente. Palmas também teve a menor temperatura: 7,5°C. Já a máxima foi registrada em Cerro Azul (RMC), com 30,2°C.
Na madrugada desta segunda-feira, o vento perdeu força. Até as 8h, os destaques de chuva foram Santo Antônio da Platina (12,8 mm) e Guaraqueçaba (11,6 mm). Palmas novamente teve a menor mínima do dia (5,5°C), e a expectativa é de queda ainda maior nas próximas horas, principalmente no Sul.
Litoral e RMC terão frio com sensação térmica ainda mais intensa
A meteorologia alerta que, embora as menores temperaturas absolutas ocorram no interior, nas regiões litorâneas e na Grande Curitiba o frio será sentido com mais intensidade devido à combinação de fatores climáticos.
“Entre os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o tempo permanece fechado, com muita nebulosidade e até mesmo vento, garoa e chuvisco ocasional, o que reduz ainda mais a sensação térmica”, explica o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar.
Em Curitiba, as temperaturas na terça variam entre 7°C e 10°C, e na quarta entre 6°C e 8°C. Já em Matinhos, no Litoral, os termômetros oscilam entre 12°C e 14°C na terça, e entre 11°C e 13°C na quarta-feira — porém com sensação térmica inferior, devido à alta umidade e ventos constantes.
Geada no interior, mas sem extremos
Há previsão de geadas fracas no Sudoeste e Oeste, e de moderada a forte intensidade no Sul. O alerta é do sistema Alerta Geada, feito em parceria com o IDR-PR. Mesmo assim, nas regiões como a RMC e o Litoral, a formação de geada é improvável, apesar do frio persistente.
Nas demais áreas do Estado, como o Norte e os Campos Gerais, as manhãs terão temperaturas abaixo dos 10°C, mas dificilmente inferiores a 5°C.
Quinta-feira marca início de alívio
A partir de quinta-feira (4), o frio perde força e as temperaturas máximas começam a subir de forma gradual. O sol volta a aparecer com mais frequência e as tardes se tornam mais agradáveis, inclusive na faixa litorânea e na capital paranaense.