Em menos de um ano e meio, o dispositivo salvou motoristas, passageiros e cargas diversas em incidentes
A área de escape da BR-277, em Morretes, registrou na terça-feira (12), sua 29ª utilização desde a restauração pela EPR Litoral Pioneiro, em março de 2024. Com o novo acesso, o número de vidas salvas pelo dispositivo ultrapassa 100.
No caso mais recente, um caminhão carregado com 3,8 toneladas de trigo entrou na estrutura após falha nos freios. O motorista, de 53 anos, e o passageiro, de 43, não se feriram. Segundo o condutor, o problema começou no km 38 e ele percorreu mais de um quilômetro sem freios.
A área de escape, construída em concreto armado, possui 180 metros de extensão e 5 metros de largura interna, preenchida com 360 toneladas de cinasita — equivalente a 735 metros cúbicos do material, semelhante às bolinhas de argila expandida usadas na jardinagem. A estrutura consegue parar um caminhão de 57 toneladas trafegando a 140 km/h. Antes dela, há uma pista de aproximação de 120 metros com pintura especial para alertar os motoristas. A concessionária reforça que, por segurança, veículos não devem parar nesta pista.
De acordo com a concessionária, falhas mecânicas, especialmente nos freios, foram a causa de 15 ocorrências. Entre os veículos que acessaram o dispositivo desde 2024, estão caminhões com mais de 370 toneladas de cargas diversas — soja, açúcar, frango e biodiesel —, automóveis em casos de imperícia e um ônibus com 45 passageiros.
O gerente de Operações da EPR, Fernando Milléo, reforça a importância da estrutura e da manutenção preventiva: “Investir em segurança viária salva vidas. É essencial garantir rodovias que reduzam a gravidade dos acidentes, mas também que os motoristas cuidem de seus veículos.”