Fenômeno da Oscilação Antártica mantém as chuvas intensas no início do mês; previsão indica melhora gradual a partir da segunda quinzena
O mês de novembro começa com tempo instável em todo o Paraná, consequência da atuação de sistemas meteorológicos que já impactam o Estado desde as últimas semanas de outubro. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a expectativa é de que, na segunda quinzena do mês, as cidades paranaenses tenham mais dias de sol e temperaturas um pouco mais elevadas.
Os dias chuvosos das últimas semanas também contribuíram para temperaturas mais baixas, especialmente nas regiões Centro e Leste do Estado. Outubro é historicamente um mês de altos acumulados de chuva devido à atuação dos sistemas convectivos de média escala — fenômenos que provocam chuvas com duração entre 6 e 12 horas. Contudo, outro fator tem intensificado as precipitações recentemente.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, a Oscilação Antártica tem papel importante nesse cenário.
“Na fase negativa, esse fenômeno favorece o deslocamento de mais frentes frias nesta época do ano pelo sul do Brasil, tornando os sistemas convectivos mais frequentes e persistentes”, explica Kneib.
A tendência é que esse comportamento continue, mantendo o tempo instável pelo menos durante a primeira semana de novembro. Assim, o novo mês começa de forma semelhante a outubro: com temperaturas amenas, períodos de frio e chuva por várias horas.
Nesta sexta-feira (31), o último dia de outubro deve ter sol entre nuvens no Interior e tempo fechado entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com possibilidade de chuva leve nas áreas de serra. Também não está descartada a ocorrência de temporais isolados nos Campos Gerais, Norte e região Central. As temperaturas não devem ultrapassar 22°C no Leste e 27°C no Noroeste.
No sábado (1º), as chuvas rápidas e localizadas devem ocorrer à tarde na região Leste, enquanto no Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte são esperadas tempestades desde as primeiras horas do dia, vindas de áreas de instabilidade do Paraguai. Há possibilidade de chuva a qualquer momento, mas as temperaturas sobem um pouco no Leste, chegando aos 24°C.
Já no Dia de Finados (domingo, 2), a previsão indica chuvas mais abrangentes e persistentes em todo o Estado, da madrugada até a tarde. Os maiores volumes, acima de 50 mm, devem atingir as regiões Oeste, Noroeste, Norte, Centro e Campos Gerais. As precipitações podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 50 e 70 km/h e queda de granizo localizada. As tempestades se afastam em direção a São Paulo no período da noite.
As temperaturas máximas devem cair um pouco, variando entre 19°C e 22°C no Leste e até 25°C no Noroeste. As mínimas seguem estáveis, sem grandes mudanças em relação à última semana.






