Ao utilizar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
|

Sobre nós | Anuncie na Gazeta

Gazeta Informativa - Conectando você à Informação!

Gazeta Informativa

Conectando você à informação!

  • Primeira Página
  • Cidades
  • Segurança
  • Câmeras no Litoral
Notification
WhatsApp
Font ResizerAa
Gazeta Informativa - Conectando você à Informação!Gazeta Informativa - Conectando você à Informação!
  • Últimas notícias
  • Câmeras no Litoral
  • Sobre a Gazeta
  • Conectando você a informação
    • Envie sua notícia
    • Fale conosco
    • Anuncie na Gazeta
    • Publicações Legais
  • Editorias
    • Geral
    • Cidades
    • Litoral
    • Segurança
    • Esportes
    • Entretenimento

Mais lidas na Gazeta

Entretenimento

É hoje: Soul Food Hall recebe Gui Santana e Diego Menasse em noite de stand up comedy

Segurança

Vídeo registra momento de colisão fatal entre carro, ônibus e moto em Joinville

Segurança

BR-376 terá interdição programada em Guaratuba nesta quinta-feira (23)

Conecte-se

Siga a Gazeta nas redes sociais
1.5kSeguidoresCurtir
1.5kSeguidoresSeguir
1.5kAssinantesInscrever-se
WhatsAppSeguir
Siga-nos
© 2025 Gazeta Informativa – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Mundo Publi Tecnologia
Home » Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo millennial da Igreja
Geral

Papa Leão XIV canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo millennial da Igreja

Redação
Atualizado em 7 de setembro de 2025 18:23
Por Redação
Deixe um comentário
Compartilhe
Foto: Matteo Minnella/Reuters
Compartilhe

Primeira canonização conduzida pelo pontífice reúne mais de 80 mil fiéis e destaca exemplos de santidade para as novas gerações

O papa Leão XIV canonizou neste domingo (07), no Vaticano, os jovens Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati. A cerimônia, realizada na Praça de São Pedro, reuniu cerca de 80 mil pessoas e foi marcada pela presença de 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres.

Saiba mais:
Primeira canonização conduzida pelo pontífice reúne mais de 80 mil fiéis e destaca exemplos de santidade para as novas geraçõesCarlo Acutis: o primeiro santo millennialPier Giorgio Frassati: o jovem solidárioSignificado da canonizaçãoA biografia de Carlo Acutis

Na abertura da celebração, o pontífice afirmou que os novos santos são exemplos de fé e de solidariedade:

- Continua após o anúncio -

“Carlo gostava de dizer que o céu sempre nos esperou, e que amar o amanhã é dar o melhor de nós hoje”, declarou Leão XIV.

Carlo Acutis: o primeiro santo millennial

Chamado de padroeiro da internet, Carlo Acutis conquistou devotos em todo o mundo por usar seu talento em computação para evangelizar online. Nascido em Londres em 1991 e criado em Milão, tornou-se católico ainda criança, dedicando-se diariamente à missa, ao rosário e à adoração eucarística.

Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida. Foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer o milagre da cura de uma criança brasileira em Campo Grande (MS).

Pier Giorgio Frassati: o jovem solidário

Outro canonizado foi o italiano Pier Giorgio Frassati, que viveu no início do século XX. Conhecido por ajudar os pobres e necessitados, morreu em 1925, aos 24 anos, vítima de poliomielite. Sua vida de fé e serviço também inspirou gerações de católicos.

Significado da canonização

Com a canonização, a Igreja Católica reconhece que os dois jovens viveram de forma santa e estão no céu. O gesto do papa Leão XIV marca sua primeira cerimônia de santificação desde que assumiu o pontificado, em maio deste ano.

foto: Vatican News

A biografia de Carlo Acutis

Carlo Acutis é o primeiro santo da geração millennial. Ele nasceu em Londres (Reino Unido) em 3 de maio de 1991. Na época, seus pais, ambos originários da Itália, moravam em Londres, onde seu pai trabalhava. Carlo foi batizado duas semanas após seu nascimento.

No outono daquele ano, a família retornou a Milão, onde Carlo frequentou a escola primária no Instituto Tommaseo, administrado pelas Irmãs de Santa Marcelina (Marcelinas). Ele foi autorizado a receber sua Primeira Comunhão aos sete anos de idade no Mosteiro das Eremitas Ambrosianas em Bernaga di Perego (Lecco).

Ao longo de sua vida, Carlo demonstrou profunda devoção à Eucaristia. Participava da Missa todos os dias e fazia uma “comunhão espiritual” nos dias em que estava ocupado com os estudos. Frequentemente realizava pequenos sacrifícios em reparação pela falta de amor demonstrada a Jesus na Eucaristia e contava histórias sobre isso aos seus amigos. Suas palavras, “A Eucaristia é minha auto-estrada para o céu”, tornaram-se famosas.

Após o ensino fundamental, matriculou-se no clássico Instituto Leone XIII, em Milão, fundado pela Companhia de Jesus. Além de suas atividades escolares, foi catequista em sua paróquia, Santa Maria Segreta, em Milão, onde aprendeu a projetar e criar páginas web enquanto trabalhava no site da paróquia com um aluno de engenharia da computação. Desenvolveu tamanha paixão por esse tipo de trabalho que, no verão de 2006, projetou um site para um projeto de promoção do voluntariado em sua escola e trabalhou na página da Pontifícia Academia Cultorum Martyrum, da qual sua mãe participava. Ele também usou o computador para criar um layout para a oração do Rosário.

Carlo era um adolescente alegre e extrovertido, de bom coração. Não escondia sua fé e seu amor por Jesus. Estava sempre disposto a ajudar um colega necessitado e era amigo dos pobres de sua vizinhança, dando-lhes parte de sua mesada quando pediam ajuda. Ele costumava dizer: “Estar sempre perto de Jesus, esse é o meu projeto de vida”. Enquanto passava parte das férias de verão em Assis (Perúgia), adotou a espiritualidade franciscana de alegria, contemplação e respeito pela criação, busca pela paz e proximidade com os mais necessitados.

Em outubro de 2006, foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia. Em poucos dias, sua saúde piorou. Ele ofereceu seu sofrimento ao Santo Padre, pelo bem da Igreja e pela esperança de ir para o céu. Após ser internado no Hospital San Gerardo, em Monza, recebeu o Sacramento da Unção dos Enfermos. Em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos e 5 meses, Carlo faleceu.

Seu corpo foi sepultado inicialmente no túmulo da família em Ternengo (Biella) e, posteriormente, transferido para o cemitério de Assis. Há alguns anos, ele é conservado no Santuário do Despojamento, na mesma cidade de São Francisco, onde é exposto à veneração de um grande número de fiéis provenientes de todo o mundo.

Apenas cinco anos após a morte de Carlo, foi fundada em Milão a Associação “Amigos de Carlo Acutis”, com o objetivo de promover sua causa de beatificação e canonização. A investigação diocesana foi realizada em Milão entre 2013 e 2016 e, em 5 de julho de 2018, o Papa Francisco autorizou a então Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto declarando que Carlo havia praticado as virtudes cristãs em grau heroico.

Sucessivamente, o mesmo Papa reconheceu o primeiro milagre atribuído à intercessão de Carlo, ocorrido  na Arquidiocese de Campo Grande (Brasil), em 2013. Isso possibilitou a celebração de sua beatificação em 10 de outubro de 2020, na Basílica Superior de São Francisco, em Assis.

Por fim, o Papa Francisco, ao aprovar um segundo milagre realizado por Deus por intercessão do Beato Carlo Acutis, ocorrido em Florença em 2022, abriu caminho para sua canonização.

Fonte: Vatican News

MARCADO:CanonizaçãoCarlo AcutisDestaquePapa Leão XIVVaticano

Acesse nossos grupos no Whats e no Telegram

A Gazeta está nas redes sociais! Nos grupos você pode ficar informado em primeira mão.

WhatsApp Receba as notícias no WhatsApp

Telegram Receba as notícias no Telegram

Ao entrar no grupo, você concorda com os nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados descritas na nossa Política de Privacidade. Você pode sair do grupo a qualquer momento.
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Politics

Servidores de Guaratuba terão ponto eletrônico com tecnologia facial

EntretenimentoLitoral

O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (21) os nomes das atrações do Verão Maior Paraná 2026

Litoral

Ciclone e frente fria trazem alerta de temporais no feriado prolongado no Sul do país

GeralLitoral

Irmãs Claretianas celebram 50 anos da Associação Paulo VI em Guaratuba

Geral

Curitiba terá vacinação contra a gripe no trajeto da procissão de Corpus Christi; saiba onde serão pontos

Geral

Solidariedade: vizinhos iniciam campanha para ajudar família que perdeu tudo em incêndio em Guaratuba

Geral

Alimentar pombos — e o risco de uma infecção fatal

Geral

Previsão do tempo: Paraná terá estabilidade na quarta, mas Litoral segue com nebulosidade

Mostrar mais
Gazeta Informativa - Conectando você à Informação!

Gazeta Informativa – Conectando você a informação!
Jornalismo regional com responsabilidade, imparcialidade e compromisso com a verdade.
Entre em contato: [email protected] | (41) 98830-0693
Siga-nos nas redes sociais: Facebook | Instagram

Sobre a Gazeta

  • Envie sua notícia
  • Fale conosco
  • Anuncie na Gazeta
  • Publicações Legais

Links úteis

  • Privacidade
  • Trabalhe conosco
  • Termos de uso

© 2025 – Todos os direitos reservados. | Desenvolvido com ❤️ por

✕
Bem vindo!

Entre na sua conta

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?