Natural do Paraná, dom Paulo retorna ao Estado para assumir a Diocese de Paranaguá
O Papa Leão XIV nomeou dom Paulo Alves Romão como novo bispo da Diocese de Paranaguá, no litoral do Paraná. Ele exercia a função de bispo titular de Calama e auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Dom Paulo nasceu em Barra do Jacaré (PR), em 6 de abril de 1964. Formou-se em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro, e em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio. Mais tarde, concluiu o doutorado em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1997, na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Durante sua trajetória, atuou como vigário paroquial, pároco da Paróquia Bom Pastor, membro do Conselho Presbiteral, professor da PUC-Rio e do Seminário São José, além de diretor do Departamento Arquidiocesano de Educação Religiosa. Também coordenou a Pastoral Universitária e foi assistente eclesiástico do Movimento Comunhão e Libertação.
Em 7 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo titular de Calama e auxiliar do Rio de Janeiro, recebendo a ordenação episcopal em 28 de janeiro de 2017.
Agora, com a nomeação do Papa Francisco, dom Paulo assume a missão de guiar a Diocese de Paranaguá, sucedendo o governo pastoral anterior e passando a conduzir a Igreja Católica em todo o litoral do Paraná.