A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu um alerta nesta semana sobre o aumento de tentativas de golpe envolvendo sites falsos que simulam o portal oficial da empresa. Criminosos estão criando páginas fraudulentas para enganar os consumidores, principalmente com a emissão de boletos falsos para o pagamento de contas de água.
A Sanepar reforça que o único site oficial é www.sanepar.com.br, e que qualquer variação desse endereço eletrônico não deve ser acessada – mesmo que apareça como resultado patrocinado em mecanismos de busca.
“Golpistas criaram vários sites com endereços diferentes e estão tentando enganar as pessoas. A Sanepar tem denunciado esses casos e orientado os clientes para evitar prejuízos”, afirma o diretor comercial da empresa, Bihl Zanetti.
Evite links patrocinados e acesse canais oficiais
A empresa orienta a população a não clicar em links patrocinados ou anúncios que apareçam na internet, pois esses links podem direcionar o usuário a sites fraudulentos.
“Pedimos que nossos clientes utilizem apenas os canais oficiais de relacionamento com a Sanepar e que denunciem qualquer tentativa de golpe. Na dúvida, entre em contato direto com a companhia”, acrescenta Zanetti.
Canais de atendimento da Sanepar
Os canais oficiais da Sanepar funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados:
- Telefone gratuito: 0800 200 0115
- E-mail: [email protected]
- WhatsApp: (41) 99544-0115
- Aplicativo Sanepar Mobile (Android e iOS)
- Site oficial: www.sanepar.com.br, na aba “Clientes”
- Centrais de Relacionamento presenciais – endereços e horários disponíveis no site
O que fazer se cair em um golpe
Caso um cliente tenha realizado pagamento a um site falso, a Sanepar orienta que sejam adotadas as seguintes medidas:
- Contatar imediatamente o banco que recebeu o valor. O Banco Central disponibiliza um mecanismo de bloqueio cautelar, que permite tentar recuperar o dinheiro.
- Registrar um boletim de ocorrência com todas as provas do golpe, especialmente se houve pagamento via PIX.
- Enviar o boletim à instituição financeira, solicitando a contestação e ressarcimento.
- Informar a Sanepar sobre o golpe, encaminhando os dados para o e-mail: [email protected]
Fique atento
De acordo com o gerente-geral comercial da Sanepar, Thiago Semicek, a principal forma de se proteger é sempre verificar se o endereço acessado é exatamente o site oficial:
“Sites com nomes parecidos ou variações do endereço são um forte indício de fraude. O cliente deve ficar atento e denunciar sempre que encontrar uma página suspeita”, orienta Semicek.
A Sanepar segue monitorando a situação e colabora com autoridades para combater os crimes virtuais.