A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em Praia de Leste, Pontal do Paraná, foi um importante espaço de diálogo e construção coletiva em torno das políticas públicas que garantem direitos e proteção social à população. O evento reuniu profissionais da área, gestores, conselheiros, representantes da sociedade civil e autoridades locais para debater os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa 20 anos de existência.
Criado em 2005, o SUAS representa um marco na história das políticas públicas brasileiras, sendo responsável por organizar e descentralizar os serviços de assistência social em todo o país. Ao longo de duas décadas, o sistema tem sido fundamental na promoção da cidadania, combate às desigualdades e garantia de proteção a milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. Programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os serviços ofertados nos CRAS e CREAS são exemplos de ações estruturadas dentro do SUAS.
Com o tema central voltado ao fortalecimento da rede de proteção social, a conferência teve como objetivo principal avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento das políticas de assistência no município. A participação da comunidade e de diversos segmentos sociais reforçou o caráter democrático e participativo da iniciativa.
Representando a Câmara Municipal de Pontal do Paraná, a presidente Elinete Guimarães Rocha esteve presente no evento, destacando a importância do fortalecimento da política de assistência social no município.
“A assistência social é fundamental para garantir dignidade, acolhimento e oportunidades para quem mais precisa. Estar presente nessa conferência é reafirmar o compromisso do Legislativo com uma política pública forte, humanizada e próxima da nossa realidade”, destacou a presidente Elinete, que também é profissional da saúde.
Ela reforçou que encontros como esse são essenciais para aproximar o poder público das reais necessidades da população, especialmente das famílias em situação de vulnerabilidade.
“A 13ª Conferência fortalece a participação social e reafirma a importância de uma assistência eficiente, que contribua para a construção de um Pontal mais justo e solidário”, completou.
Ao final do evento, foram consolidadas propostas que servirão de base para o planejamento das ações da assistência social nos próximos anos, contribuindo para o fortalecimento da rede de proteção no município e a continuidade do legado construído pelo SUAS ao longo de 20 anos.