Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na noite de sábado (29) na Praia da Gamboa, em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. O animal, da espécie Eubalaena australis, media 5,6 metros e teve o corpo isolado pela equipe do Instituto Australis, responsável pelo monitoramento ambiental da região.
Segundo o instituto, o corpo passará por necropsia neste domingo (31), em análise conduzida pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para investigar a causa da morte.
Apesar da comoção que esses casos causam, os especialistas ressaltam que o número de encalhes está dentro da normalidade para a temporada reprodutiva. Este já é o quarto registro em Santa Catarina em 2025. O instituto explica que, embora o encalhe de baleias-francas seja considerado raro, a ocorrência pode aumentar em razão da recuperação populacional da espécie.
A Praia da Gamboa, onde ocorreu o encalhe, é conhecida por ser tranquila, ponto de encontro de pescadores e surfistas, o que gerou curiosidade entre moradores e visitantes. Por segurança, a área foi isolada para evitar que pessoas se aproximassem do animal.
Nesta temporada, o monitoramento já identificou pelo menos 55 pares de fêmeas com filhotes entre a Praia da Pinheira, em Palhoça, e Itapirubá Sul, em Laguna, o que significa mais de 100 baleias-francas na região.
O acompanhamento faz parte de um esforço contínuo de conservação, já que a espécie é considerada ameaçada de extinção, mas apresenta sinais positivos de recuperação ao longo da costa catarinense.






