Obra vai adequar estrutura às normas da Anac, permitir voos comerciais e fortalecer o turismo no Litoral do Paraná
O aeroporto municipal de Guaratuba, passará por uma ampla obra de reforma e ampliação com investimento de R$ 33 milhões do Governo do Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), em Curitiba, durante reunião entre secretários estaduais e representantes da Prefeitura de Guaratuba, na Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL).
O projeto, elaborado pelo Paraná Projetos, prevê a ampliação da pista de 1.000 para 1.300 metros de comprimento e de 18 para 23 metros de largura, possibilitando a operação de aeronaves de maior porte, como o ATR 42-300, usado em voos regionais pelo Brasil.
“O novo aeroporto de Guaratuba vai permitir, inclusive, a operação de voos comerciais, acompanhando a transformação que a nova ponte trará para todo o Litoral”, afirmou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
Entre as melhorias, estão a duplicação do pátio de aeronaves, implantação de sistema de balizamento noturno em LED, construção de área de retorno e pista de serviços, além do reforço na segurança com novas cercas e muros. O projeto também contempla estudos ambientais e possíveis desapropriações em áreas vizinhas.
Localizado a 4,5 km do centro de Guaratuba, com acesso pela PR-412 e pela Avenida Damião Botelho de Souza, o aeroporto é considerado estratégico para a economia local, especialmente durante a alta temporada.
Segundo o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, os recursos para a obra já estão assegurados. “Esse projeto integra um grande pacote de investimentos no Litoral. A ponte de Guaratuba já é um novo cartão-postal e agora trabalhamos também no modal aéreo, fundamental para turismo, saúde e setor produtivo”, destacou.