Trecho estaiado avança sobre o canal de navegação e obra já soma mais de 670 metros executados
As obras da Ponte de Guaratuba seguem em ritmo acelerado e atingem uma nova etapa importante. Durante o mês de setembro, cinco estais foram instalados: três no apoio 04 e dois no apoio 05. Cada mastro da ponte receberá doze estais, responsáveis por sustentar o tabuleiro da estrutura.
O avanço marca o início da execução do trecho estaiado, que terá 320 metros de extensão, incluindo um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação — parte mais imponente do projeto.
Avanço visível no canteiro de obras
Além da instalação dos estais, o trecho estaiado já soma 118 metros executados por meio do método de balanços sucessivos. Tanto o apoio 04 quanto o apoio 05 já contam com quatro pares de aduelas, segmentos de concreto moldados in loco que formarão o tabuleiro da ponte.
Essas estruturas serão conectadas ao trecho pré-moldado, que vem apresentando bom progresso. Das 164 vigas longarinas previstas, 132 já foram fabricadas e 120 lançadas sobre as travessas — na parte mais próxima do acesso à ponte pelo lado de Guaratuba, onde o avanço é mais visível.
Trecho pré-moldado já ultrapassa 550 metros
Foram concluídos 13 vãos do tabuleiro, totalizando 554,9 metros do trecho pré-moldado. A ponte contará, no total, com 23 vãos: 20 nesse trecho e 3 no trecho estaiado.
Com a fabricação das vigas do lado de Guaratuba finalizada, iniciou-se a produção das vigas que serão lançadas no lado de Matinhos. O uso de elementos pré-moldados garante maior agilidade e eficiência no cronograma da obra.
“O avanço da ponte sobre o canal impressiona. A instalação dos estais simboliza uma nova fase da obra e evidencia o porte dessa estrutura que vai transformar a mobilidade no litoral do Paraná”, destacou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Acessos e contenções em andamento
Nos acessos — ambos localizados em Guaratuba, mas denominados operacionalmente como “lado de Matinhos” e “lado de Guaratuba” — continuam os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação.
O destaque vai para o rebaixamento do morro no acesso ao centro de Guaratuba, onde já foram executadas contenções que somam 10 mil m² de área contida.
No lado de Matinhos, começou a execução do solo reforçado com paramento em placas de concreto e geocompostos, técnica usada para erguer a cabeceira da ponte e garantir a estabilidade da estrutura.
Complexo Náutico de Guaratuba será nova atração turística
A área atualmente utilizada como canteiro de obras da ponte ganhará uma nova destinação após a conclusão do projeto: o Complexo Náutico de Guaratuba.
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPL), lançou nesta semana o edital de chamamento público do empreendimento, que pretende estimular o turismo e o desenvolvimento econômico no litoral.
O projeto visa instalar, operar e manter uma estrutura moderna, com foco em atividades náuticas e lazer, alinhada à evolução que vem ocorrendo na região.
Interessados devem realizar credenciamento até o dia 11 de novembro, conforme as regras disponíveis no site do Programa Paraná Parcerias. Após a habilitação, os autorizados terão 90 dias para desenvolver e apresentar seus estudos.






