As obras de revitalização de 4,6 quilômetros das principais vias urbanas de Antonina, no Litoral do Paraná, começaram na segunda-feira (07). As intervenções são coordenadas pela Portos do Paraná e abrangem a Avenida Conde Matarazzo e a Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão da Fonseca. A previsão de conclusão é abril de 2026.
Intervenções e melhorias
O investimento de R$ 18,4 milhões contempla uma série de melhorias, como:
- Pavimentação em concreto;
- Instalação de calçadas para pedestres;
- Construção de ciclovia;
- Implantação de pontos de ônibus;
- Nova sinalização viária;
- Melhorias no sistema de drenagem.
O objetivo é melhorar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança no tráfego de veículos e pedestres.
Concreto foi a escolha para suportar tráfego pesado
De acordo com o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, o uso do concreto foi a solução mais adequada para suportar o tráfego pesado de caminhões com destino ao Porto de Antonina.
“É um material que oferece maior durabilidade e segurança em comparação ao asfalto, além de demandar menor custo de manutenção”, afirmou o diretor.
Obras com fiscalização conjunta
A fiscalização será feita de forma integrada pela Portos do Paraná, Prefeitura de Antonina e uma empresa terceirizada contratada para prestar suporte técnico.
A Prefeitura de Antonina participou da elaboração do projeto e acompanhou as sondagens de solo, realizadas no início do ano. A análise geotécnica foi essencial para garantir a qualidade da obra e orientar a escolha dos materiais e técnicas mais adequadas.
Trânsito será alterado durante os trabalhos
Durante a execução das obras, os motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito. Haverá desvios temporários e a aplicação do sistema “pare-e-siga” para garantir a fluidez e a segurança no tráfego local.