O Paraná está colhendo os frutos de uma política inteligente, ousada e que merece destaque: dados divulgados nesta quarta-feira (9) pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), com base na Embratur e na Polícia Federal, mostram que o número de turistas estrangeiros que visitaram o estado no primeiro semestre de 2025 aumentou 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Enquanto o Brasil ainda busca seu lugar ao sol no cenário global — ocupando a modesta 37ª posição no ranking mundial de chegadas de turistas —, o Paraná segue na contramão da estagnação nacional e mostra que é possível crescer com estratégia e muito investimento. Os dados apontam que o estado está se tornando um destino cada vez mais global.
É reflexo de uma decisão política clara: fazer do turismo uma prioridade de Estado. A começar pelos grandes investimentos no Litoral do Paraná, que passa por uma transformação histórica em infraestrutura. Ponte , estradas, acessos, revitalização de áreas naturais e urbanas – tudo isso demonstra que o governo sabe muito bem que turismo é mais do que belas paisagens: é logística, hospitalidade, segurança e planejamento.
Foto: Arnaldo Neto/AEN
O turismo brasileiro segue sendo uma potência adormecida, prejudicada por falta de segurança, baixa conectividade aérea e infraestrutura deficiente.
O Paraná, portanto, desponta como exemplo de que, com políticas públicas consistentes e investimentos certeiros, é possível transformar o turismo em vetor de desenvolvimento.
Se o Brasil quiser mesmo competir com os gigantes do setor, precisa parar de tratar o turismo como um acessório e começar a encará-lo como prioridade estratégica. Como já faz, com mérito, o Paraná.