Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou a Operação Diária em Curso, com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Pontal do Paraná, Céu Azul (ambas no Paraná) e Blumenau, em Santa Catarina.
A ação investiga fraudes no pagamento de diárias e emissão de certificados falsos relacionados a cursos de capacitação. Segundo a PCPR, uma vereadora de Pontal do Paraná recebeu recursos públicos para participar de um curso em Curitiba, incluindo valores de diárias e taxas de inscrição, mas não compareceu à atividade. Ainda conforme as apurações, o certificado de participação teria sido emitido por uma empresa ligada a um ex-vereador de Céu Azul, que estaria envolvido na produção de documentos falsos utilizados na prestação de contas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, a polícia apreendeu documentos, celulares e computadores que devem auxiliar no aprofundamento das investigações.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato, que consiste no desvio de recursos públicos, e falsidade ideológica, por apresentarem documentos falsificados como se fossem legítimos.
A operação segue em andamento e novas diligências não estão descartadas.