Cabo Andrioli, do 9º BPM, percebeu o desespero de banhistas e entrou no mar para resgatar a jovem de 13 anos
Na tarde de quarta-feira (15), por volta das 16h, um policial militar que estava de folga realizou o salvamento de uma adolescente de 13 anos que se afogava no mar, na Praia Brava do balneário Caiobá, em Matinhos.
De acordo com o registro policial, o Cabo PM Clementino Alves Andrioli Júnior, do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), com sede em Paranaguá, estava na praia quando ouviu gritos de socorro vindos do mar. Populares, em desespero, apontavam para uma pessoa que afundava e voltava à superfície com os braços erguidos, a cerca de cem metros da faixa de areia, além da arrebentação das ondas.
O militar tentou acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, mas, diante da gravidade da situação e do risco iminente de afogamento fatal, decidiu agir por conta própria. Ele entrou no mar e nadou até a vítima, que aparentava estar desacordada. Ao alcançá-la, manteve suas vias aéreas fora da água e a conduziu de volta até a areia.
“Eu tentei chamar o Corpo de Bombeiros, mas vi que a situação era muito grave e não podia esperar. Então entrei no mar e nadei até ela. Quando a peguei, mantive a cabeça dela fora da água e trouxe de volta para a areia. Graças a Deus deu tudo certo”, afirmou o militar estadual.
Já em terra firme, a adolescente expeliu grande quantidade de água e recobrou a consciência após tossir. Conforme o boletim de ocorrência, ela estava acompanhada do pai e da madrasta, que presenciaram todo o resgate. Outras pessoas que estavam na praia também testemunharam o ato heroico do policial militar.
A rápida ação do Cabo Andrioli Júnior foi decisiva para salvar a vida da adolescente. A atitude demonstra, mais uma vez, o compromisso e a coragem dos profissionais da Polícia Militar do Paraná (PMPR), que, mesmo fora de serviço, mantêm o dever de proteger e servir à comunidade.






