Paranaguá agora abriga um dos mais novos e vibrantes atrativos turísticos do Litoral do Paraná: a ponte que liga a Ilha dos Valadares ao centro histórico da cidade ganhou cores, formas e significados que celebram a cultura caiçara e paranaense. A revitalização artística do espaço já atrai visitantes de diversas regiões do Estado e do país.
A estrutura, que tem 294 metros de extensão, recebeu uma pintura inédita no Brasil, cobrindo mais de 1.500 metros quadrados com elementos que remetem à natureza local, como caranguejos e manguezais, além de símbolos tradicionais do Paraná. A intervenção foi conduzida pelo Projeto Andada e contou com apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, além do envolvimento direto da comunidade local em mutirões de pintura.
Inaugurada oficialmente em 1.º de maio deste ano, a obra rapidamente se tornou um novo cartão-postal da cidade e fortalece o turismo cultural na região. “O turismo se beneficia de ações como essa, apoiadas e concretizadas junto à comunidade local, criando novos pontos que podem ser apreciados por turistas. Em retorno, há maior movimentação na economia local e fortalecimento do sentimento de pertencimento dos moradores”, afirma Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destaca que o Profice tem papel essencial em iniciativas como essa: “A arte transforma espaços urbanos e fortalece o vínculo entre cultura e comunidade. Esse projeto mostra como é possível unir identidade local com valorização turística”.
Além da transformação visual, a ponte — batizada de Ponte Domingos Massa — teve sua revitalização completa inaugurada no dia 20 de setembro de 2024. O investimento total foi de R$ 13,4 milhões, com recursos do Estado e da prefeitura, contemplando melhorias como pavimentação, paisagismo, iluminação, calçamento e estrutura elétrica. A antiga passarela, que antes servia apenas pedestres e ciclistas, foi completamente requalificada.
A obra também solucionou um antigo gargalo na mobilidade urbana de Paranaguá. Os mais de 40 mil moradores da Ilha dos Valadares antes dependiam de uma balsa ou de uma passarela estreita para acessar o centro da cidade.
Agora, além de facilitar o deslocamento diário da população, a ponte transformou-se em uma experiência turística. Atraídos pelo visual colorido e pela riqueza cultural expressa na pintura, visitantes têm incluído o local nos roteiros pelo Litoral paranaense — impulsionando o turismo regional e reforçando a importância da cultura como motor de desenvolvimento.