As obras da Ponte de Guaratuba, alcançaram 65% de execução, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (8) pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado. Um dos principais destaques do mês de junho foi o avanço na construção do trecho estaiado, que contará com grandes torres e estaios para a sustentação da estrutura.
Durante o mês, foram concluídas as aduelas de partida nos apoios 4 e 5, que dão início à formação das torres principais. Tanto a infraestrutura (estacas e blocos de coroamento) quanto a mesoestrutura (pilares) das torres já estão finalizadas.
Com 3,07 quilômetros de extensão, a ponte faz parte do traçado da rodovia PR-412 e está inteiramente localizada no município de Guaratuba. A estrutura contará com dois acessos: um do lado de Guaratuba, com cerca de 940 metros, e outro do lado de Matinhos, com aproximadamente 880 metros.
No lado de Guaratuba, avançaram os serviços de contenção com solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, além da escavação para rebaixamento do morro. Já no lado de Matinhos, prosseguiram os trabalhos de drenagem, terraplenagem e pavimentação.
Na baía de Guaratuba, onde está sendo construída a ponte, já foram concretadas 54 das 64 estacas previstas. Destas, 20 pertencem ao trecho estaiado e 34 ao trecho pré-moldado.
Também avançou a produção das vigas longarinas pré-moldadas: 105 já foram fabricadas e 88 lançadas nas travessas. No trecho pré-moldado, 10 das 20 lajes do tabuleiro estão finalizadas, atingindo 50% de conclusão nessa etapa. Ao todo, a ponte terá 23 vãos, considerando os trechos estaiado e pré-moldado.
O uso de peças pré-fabricadas tem acelerado o cronograma da obra, já que permite a fabricação simultânea à construção da infraestrutura. As vigas e pré-lajes são produzidas fora do local e instaladas diretamente sobre os apoios da ponte, otimizando tempo e reduzindo etapas convencionais.
“Chegamos a um marco importante na construção da Ponte de Guaratuba: já alcançamos 65% de execução das obras, com avanços bem importantes em todas as etapas. Isso mostra que estamos no caminho certo, com um cronograma rigorosamente em dia e um trabalho sério, com responsabilidade ambiental, técnica e social”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.