Estrutura estaiada começa a ganhar forma; etapa é uma das mais complexas e marca avanço decisivo rumo à conclusão da obra em abril de 2026
Quem passa pela Baía de Guaratuba já consegue ver não apenas o traçado da futura ponte, mas também a parte estaiada ganhando forma. Nesta semana começou a instalação dos estais – cabos de aço tensionados que darão sustentação à parte central da estrutura, por onde irão trafegar veículos e pedestres.
Segundo o último boletim divulgado em julho, as obras atingiram 70% de execução e seguem dentro do cronograma.
Estais e sustentação
O engenheiro civil Rodrigo Marques, gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, explica que os estais são fundamentais para o avanço sucessivo do tabuleiro:
“Já instalamos o primeiro par de estais, que é o primeiro conjunto responsável por suportar o tabuleiro da ponte. Essa é uma das etapas mais complexas e exige precisão milimétrica, já que qualquer desalinhamento pode comprometer a estrutura”, destacou.
Cada estai é formado por 61 cordoalhas de aço, tensionadas a cerca de 10 toneladas cada, totalizando capacidade de suporte de aproximadamente 610 toneladas. O sistema utilizado é o mesmo empregado em grandes pontes estaiadas da Europa, China e Estados Unidos.
Estrutura e fundação
A Ponte de Guaratuba contará com dois mastros principais, cada um com 12 pares de estais. O sistema estaiado oferece benefícios como:
- possibilidade de vencer grandes vãos (neste caso, 160 metros);
- maior estabilidade frente a balanços e vibrações;
- segurança estrutural pela redundância;
- economia de materiais e execução mais rápida.

Nesta semana, também foi concluída a concretagem das 64 estacas marítimas que compõem a fundação da ponte – 24 delas localizadas no trecho estaiado, considerado o mais estratégico do projeto.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, lembra que o projeto inicial previa dois conjuntos de estais laterais, mas foi alterado para o modelo central:
“Essa mudança facilita o acesso das equipes de manutenção nas próximas décadas e garante a mesma estabilidade estrutural, pensando na trafegabilidade, segurança e conforto dos usuários”, afirmou.
Investimento e conclusão
Com investimento de quase R$ 400 milhões do Governo do Paraná, por meio do DER/PR, a obra tem previsão de ser concluída em abril de 2026.
A população pode acompanhar o andamento da construção em tempo real pelas câmeras disponíveis no site oficial:
🔗 www.pontedeguaratuba.pr.gov.br






