Registros ocorreram neste fim de semana e levantam alerta sobre segurança e fiscalização na orla; vídeos mostram desrespeito às normas de trânsito e risco aos frequentadores da praia
A temporada de verão nem começou e, infelizmente, algumas situações que ferem o bom convívio e o respeito ao morador e turista que visita Guaratuba já foram registradas neste fim de semana.
A redação do Portal Gazeta Informativa recebeu dois vídeos que mostram veículos na faixa de areia da Praia do Brejatuba, em áreas próximas aos banhistas, uma infração grave e proibida por lei.
Em um dos vídeos, o condutor de uma Saveiro vermelha realiza manobras em torno de outro veículo do mesmo modelo, que também havia entrado na areia, colocando em risco a segurança das pessoas que estavam próximas. Em outra gravação, um motociclista também aparece, igualmente na faixa de areia e em meio a banhistas.


As ações foram filmadas por frequentadores da praia e causaram indignação nas redes sociais. As autoridades competentes devem buscar imagens de câmeras de monitoramento próximas ao local para tentar identificar os autores das infrações e aplicar as penalidades cabíveis.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar ou estacionar veículos na faixa de areia de praias configura infração gravíssima, prevista no artigo 231, inciso VIII, que proíbe a circulação de veículos em locais e horários não permitidos pela autoridade com jurisdição sobre a via. A penalidade é de multa, sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Além da infração de trânsito, a legislação ambiental também considera essa prática danosa ao meio ambiente, conforme o artigo 61 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê detenção de um a seis meses ou multa, para quem causar dano direto ou indireto às áreas de preservação permanente, como é o caso das faixas de areia e dunas.






