Parlamentar integrou debates sobre democracia, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável
A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), participou em Porto Alegre (RS) da 18ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) e da 17ª Reunião Anual da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas. Os eventos ocorreram nos dias 1º e 2 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Com o tema “O desenvolvimento sustentável é agora”, a COPA reuniu representantes de diversos países para debater políticas públicas e integração continental. Já a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas discutiu “Direitos das Mulheres em risco: desafios estratégicos para a igualdade nas Américas”, reforçando a importância de ações coordenadas para o avanço dos direitos das mulheres no continente.
Representando o Governo do Paraná e a Assembleia Legislativa, Cloara ressaltou a importância da união entre lideranças políticas das Américas.
“É uma satisfação e responsabilidade poder representar o nosso governo do Paraná e também a Assembleia Legislativa. É a oportunidade de apresentar programas de políticas públicas do Estado e o trabalho da Procuradoria da Mulher. Agradeço também à tia Lu, presidente da UNALE, pelo convite”, afirmou a parlamentar, que integra a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).
Participação na Conferência Nacional da UNALE
Após os compromissos em Porto Alegre, a deputada esteve na 28ª Conferência Nacional da UNALE, em Bento Gonçalves (RS). Considerado o maior encontro parlamentar da América Latina, o evento reúne deputados estaduais de todo o país.
Neste ano, o tema será “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das Emergências Climáticas”, promovendo debates sobre inovação, tecnologia e desafios ambientais que impactam diretamente a atuação dos parlamentos estaduais.
Representatividade do Paraná
Com presença ativa nos dois eventos, Cloara leva o nome do Paraná, do governador Ratinho Júnior, do presidente da Alep, Alexandre Curi, e o trabalho da Procuradoria da Mulher a espaços de diálogo estratégico, reforçando o compromisso do Estado com a defesa dos direitos das mulheres e a modernização do parlamento brasileiro.






