O Paraná alcançou a marca de 206 Procuradorias da Mulher em funcionamento com a instalação da mais nova unidade no município de São Manoel do Paraná. A conquista reforça a maior rede de acolhimento e proteção às mulheres do Brasil, que cresce com o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por meio da atuação da Procuradora da Mulher, deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD).
As Procuradorias da Mulher têm como missão acolher, orientar, encaminhar e acompanhar mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco especial no combate à violência e na promoção dos direitos femininos.
Esses espaços são fundamentais em diversas situações, como:
- Mau atendimento ou negligência no acolhimento de vítimas de violência doméstica, especialmente quando há falha no encaminhamento para delegacias, assistência social ou rede de saúde;
- Cerceamento dos direitos das gestantes no momento do parto, como falta de acesso à acompanhante, maus-tratos ou condutas que violem o parto humanizado;
- Violência política de gênero no âmbito do Legislativo Municipal, quando vereadoras são silenciadas, hostilizadas ou têm suas falas e direitos políticos desrespeitados por colegas parlamentares.
Além de receber denúncias e encaminhar aos órgãos competentes, as Procuradorias também fiscalizam políticas públicas municipais, promovem debates, campanhas educativas e buscam ampliar o acesso à informação e ao empoderamento feminino.
“Seguimos juntas, ampliando espaços de escuta, apoio e fortalecimento das mulheres. Que venham muitas outras!”, afirmou a deputada Cloara Pinheiro ao dar boas-vindas à nova unidade.
A instalação de cada nova Procuradoria representa mais um passo para tornar o Paraná um estado mais justo, seguro e igualitário para todas.