Com mais de 200 unidades no Paraná, a Procuradoria oferece apoio jurídico, social e psicológico, além de parcerias para qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) comemorou seis anos de atuação em julho, consolidando-se como um dos principais canais de defesa dos direitos das mulheres e enfrentamento à violência de gênero no país.
Criada em 2019, a instituição possui hoje a maior rede de Procuradorias Municipais do Brasil, com 209 unidades ativas. Sob a liderança da deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), desde 2023, o órgão mais que dobrou de tamanho. “Recebemos pedidos toda semana para instalação de novas procuradorias. A confiança do presidente Alexandre Curi foi fundamental nesse caminho”, destacou Cloara.
Somente no primeiro semestre de 2025, a Procuradoria realizou 1.313 atendimentos presenciais e remotos, oferecendo suporte jurídico, psicológico e social. Desde sua criação, mais de 5 mil mulheres foram assistidas em situações de violência, discriminação e cerceamento de direitos.
Além do acolhimento, a Procuradoria firmou em 2025 parceria com Sesc Paraná, Senac Paraná e Fecomércio, oferecendo 260 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e laboratórios culturais. O projeto começou com o evento “Cuidar de Quem Cuida”, voltado a mães de crianças atípicas, proporcionando atividades de bem-estar, estética, moda e música.
A Procuradoria da Mulher segue disponível para denúncias e apoio pelo telefone/WhatsApp (41) 3350-4030 ou pelo Disque 180.