Em agenda pelo Sudoeste do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, acompanhado do secretário estadual das Cidades, Guto Silva, demais secretários e autoridades, entregou o terceiro e último lote da revitalização da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, uma obra modelo para o país. Na ocasião, também anunciou novos investimentos para o desenvolvimento logístico da região.
A PRC-280, reconstruída com pavimento de concreto, tem extensão de 140 quilômetros até General Carneiro e recebeu investimento de quase R$ 500 milhões. Antes considerada uma das piores rodovias do Paraná, a via tornou-se o principal corredor logístico do Sudoeste.
Durante o evento, Ratinho Junior assinou a ordem de serviço para o Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916), que ampliará o contorno já existente. O novo trecho, com 14,34 km, ligará a PR-493 à PRC-158, com investimento de R$ 148,9 milhões.
O secretário Guto Silva destacou a importância da obra para a integração urbana e a qualidade de vida da população.
Pato Branco cresceu muito nos últimos anos e que conta atualmente com mais de 20 mil moradores do lado Oeste, que estavam praticamente isolados por uma verdadeira muralha que era a rodovia. O Contorno Noroeste vai tirar o tráfego pesado da área urbana e permitir que a cidade possa se integrar e se desenvolver com mais mobilidade, segurança e qualidade de vida à população”, afirmou.
Ratinho Junior ressaltou o impacto econômico das obras.
Essa é uma obra que complementa a primeira fase já entregue para Pato Branco e agora avança com a segunda etapa, criando um novo vetor de desenvolvimento para a cidade. Com o contorno completo, vamos reduzir os transtornos causados pelo tráfego de caminhões dentro da área urbana e garantir mais eficiência logística para as indústrias locais e da região”, afirmou Ratinho Junior.
O projeto prevê pista em pavimento flexível asfáltico, com duas faixas de 3,6 metros, acostamentos de 3 metros e 8,12 km de terceiras faixas em aclives. Também serão construídos viaduto no entroncamento com a PRC-158 e interseção em nível com a Estrada Irineu Bertani, facilitando o acesso ao Aeroporto Municipal.
A obra inclui sistemas de drenagem, sinalização, dispositivos de segurança viária e paisagismo. A execução ficará a cargo do Consórcio Zancanaro/Dalba/Duovias, com prazo de 900 dias.